VW confirma produção do carro mais econômico do mundo

XL1 roda 100 quilômetros com 1 litro de diesel

A Volkswagen confirmou a produção do XL1, híbrido que promete ser o veículo produzido em série mais econômico do mundo, ao percorrer 111 quilômetros com menos de 1 litro de diesel e mais 50 quilômetros apenas com o uso do motor elétrico. O XL1 será fabricado na planta da Volkswagen de Osnabrück, na Alemanha. O primeiro lote terá 50 unidades, que depois será feito sob encomenda. A versão de produção estará no Salão de Genebra, de 7 a 17 de março. 

Em comunicado divulgado ontem (21), além de diversas imagens, a Volkswagen revelou informações técnicas do modelo com portas de abertura vertical, o terceiro projeto ecologicamente correto desenvolvido pela fabricante alemã, que já apresentou em 2002 o 1-Litre e, em 2009, o L1, exibido como protótipo no Salão do Automóvel de São Paulo em 2010. 
 
O veículo tem motor de 800 cc e dois cilindros com turbocompressor, capaz de alcançar 48 cavalos de potência. O propulsor trabalha em conjunto com um elétrico abastecido por bateria de íon-lítio de 5.5 kWh e que gera 27 cavalos. Juntos, fazem o conversível acelerar de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos, atingindo velocidade máxima de 160 km/h, limitada eletronicamente. O híbrido possui transmissão de sete velocidades e embreagem dupla. A emissão de CO2 é de apenas 21 g/km (ciclo europeu). 
 
Fora a motorização, a Volkswagen explica que o design do XL1 também foi crucial para tamanha redução de consumo. Com 1,15 metro de altura, 3,8 de comprimento e 1,6 de largura, ele tem coeficiente aerodinâmico de 0,18 e pesa apenas 795 quilos graças a uma carroceria feita com painéis reforçados de fibra de carbono. 
 
A montadora afirmou que planeja produzir versões do compacto Up! com tecnologia semelhante. 
 



Comentários