Máquinas para os ensaios de Estampabilidade

O ensaio de estampabilidade pode ser executado em prensas convencionais de pequeno porte, com aplicação de carga compressiva.

As máquinas de ensaio universal, com controle eletro-mecânico, hidráulico ou pneumático podem ser utilizadas, desde que capazes de fornecer as leituras de forças em níveis de grandeza compatíveis com o ensaio. Nesta alternativa os dispositivos de conformação devem ser adequadamente montados e adaptados na mesa e no cabeçote.

As maiores variações entre testes dizem respeito aos equipamentos auxiliares, como sistemas de fixação, formatos de punções e roletes e matrizes.

Existem no mercado máquinas específicas para a realização dos ensaios de estampabilidade. Estas máquinas podem ser de piso ou de bancada e normalmente vem acompanhadas de conjuntos completos de acessórios. Exemplos de equipamentos de mesa e de piso são mostrados na figura abaixo.


a) Máquina para ensaio Erichsen para chapas até 1,25mm b) Máquina para ensaios Olsen e Erichsen para chapas de 0,2 a 4 mm

Máquina de piso para ensaio Erichsen

Formatos de matrizes e punções dependem do tipo de teste a executar. Abaixo podem ser vistas montagens específicas para os testes da Altura Limite do Domo e Marciniak.


Montagens para os testes da Altura do Domo (esq.) e Marciniak (dir)

Os acessórios incluem anéis de fixação, punções e outros dispositivos auxiliares.
Alguns destes dispositivos são mostrados abaixo.


Formatos de punções (esquerda) e anéis de fixação (direita)
Tópicos: