Controle de Falhas através da CLC

A CLC é uma ferramenta útil para o controle de falhas em conformação de chapas. Quando, por exemplo, se encontra ou se teme uma falha numa peça estampada, pode-se de chapas de prova (blank a partir do qual se fará a peça) e imprime-se uma rede de círculos nesta chapa de provas.

Durante a conformação do blank esses círculos distorcem-se formando elipses, cujos eixos maior e menor representam as duas direções principais de deformação ao longo da superfície da chapas. Os valores medidos da deformação em cada ponto da superfície são então comparados com a curva limite de conformação do material considerado.

Os estados de deformações que se situam acima da curva representam falhas, e os situados abaixo são seguros.

Se o local da falha corresponde, por exemplo, ao ponto A da figura, várias são as medidas que podem ser adotadas. A deformação menor pode ser aumentada (caminho horizontal A para B), aumentando-se a restrição da chapas naquela direção (p.ex., pelo acréscimo de nervuras convenientemente posicionadas), ou a deformação maior pode ser diminuída (caminho vertical A paraC) reduzindo-se a profundidade da peça, ou pode-se reduzir o afinamento localizado em uma parte profunda da peça aumentando-se o atrito sobre a parte correspondente do punção.