O Durômetro Shore

Descrição

O durômetro é uma evolução do antigo escleroscópio, no qual o princípio de medição de queda de peso foi substituido por um sistema de medição por mola.

O durômetro é um instrumento popular para medir a dureza de endentação de borrachas, plásticos e materiais com comportamento similar. Os tipos mais comuns de instrumentos são o Modelo A para materiais menos duros e o modelo D para materiais mais duros.

A operação do instrumento é bastante simples. O material é submetido a uma pressão definida aplicada através de uma mola calibrada que atua sobre o endentador, que pode ser esférico ou cônico. Um dispositivo de indicação fornece a profundidade de endentação. O valor da dureza é dado pela profundidade da penetração no material sob teste. Por causa da resiliência de algumas borrachas e plásticos, a leitura da dureza pode mudar ao longo do tempo, porisso o tempo de endentação às vezes acompanha o valor medido da dureza.

As escalas Shore A e Shore D são indicadas para a medição de dureza de borrachas/elastômeros e usadas também para plásticos “moles” como poliolefinas, fluoropolímeros e vinis. A escala A é usada para borrachas “moles ou menos duros” enquanto que a escala D é usada para borrachas mais “duras”.

O Durômetro Shore A é específico para medição da dureza relativa em borrachas e plásticos moles. Se o endentador penetra completamente no material, a leitura obtida é zero. Se não ocorrer penetração, a leitura é 100. As leituras são adimensionais.

As diferentes escalas Shore A,B,C,D,DO,M,O,OO,OOO,OOO-S e R foram criadas utilizando 7 formas diferentes de endentadores, 5 diferentes molas, 2 diferentes extensões do endentador e duas diferentes especificações dos suportes. As escalas A e D são as mais utilizadas. A escala M usa uma mola de pouca força e foi desenvolvida para permitir o teste de pequenas peças como anéis O que não podem ser testados na escala A normal . Como os materiais respondem de forma diferente às diferentes escalas, não há correlação entre escalas.

Vantagens e Desvantagens

Os resultados obtidos deste teste são medidas úteis da resistência relativa à endentação para várias gamas de polímeros. Entretanto, o teste de dureza Shore não serve para prever outras propriedades como resistência, abrasão ou desgaste, e não deve ser usado sozinho para especificação de projeto de produto.

Principais Normas

  • ASTM D-2240
  • DIN 53 505
  • ISO 7619 Part 1
  • JIS K 6301
  • ASKER C-SRIS-0101