O fenômeno do encruamento acontece para materiais solicitados além do limite elástico. Ver os fundamentos em: Trabalho a Frio.

Os tempos de relaxação para os metais e suas ligas em temperatura ambiente, em geral são tão longos, que o equilíbrio raramente é atingido e é por isto que apresentam a característica de endurecerem-se por deformação: o encruamento. Assim, para prosseguir o processo de deformação plástica, o nível de tensão deve ser cada vez maior, até ser atingido o limite de resistência (saturação plástica) e forma-se a estricção, seguida da ruptura do metal.

Nota: O tempo de relaxação é uma medida da mobilidade das cadeias atômicas e depende da estrutura cristalina e da temperatura. Qualquer metal ou liga metálica que tenha sido mecanicamente solicitado a um certo nível de tensão, experimentará um decréscimo gradual da resistência com o tempo. Este fenômeno denominado Relaxação de Tensão, de interesse tanto prático quando fundamental, oferece um meio para estudar a deformação dinâmica dos metais.

Tópicos: