Deformação e Tensão de Engenharia

Para melhor entendimento do significado dos parâmetros referentes às propriedades dos materiais no ensaio de tração, revisamos abaixo alguns princípios básicos e definições.

Inicialmente vamos admitir um corpo simples, em forma de viga engastada submetida a uma carga de tração F, onde se desprezam os efeitos do peso próprio.

Sejam: P0 e Q0 dois pontos marcados sobre a peça antes do carregamento, a uma distância l0+Δl um do outro. Após o carregamento os pontos estarão nas posições Pf e Q f, significando que o segmento original aumentou de um valor Δl .

A deformação de engenharia é definida como:

A deformação de engenharia é, portanto uma grandeza adimensional e representa um valor médio específico da deformação tomado sobre a extensão do segmento observado. É usual também representar o valor “e” como percentual.


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A tensão correspondente ao carregamento F pode ser obtida pela simples aplicação do principio do equilíbrio, utilizando o corte de uma porção da viga, como ilustrado abaixo.

A força F representa o esforço necessário para manter o equilíbrio do sistema. Admitindo que a seção transversal no estado não deformado tenha área A0, e que a força se distribui uniformemente em todos os pontos da seção transversal, a tensão de engenharia pode ser expressa como:

A tensão é expressa portanto em unidades de pressão (força/área) , que e no SI é Pascal (Pa) ou seus múltiplos (MPa=106 Pa).

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