Diamantes - A ligação covalente

E AS LIGAÇÕES COVALENTES?

O sangue é mais espesso que a água, e outros tipos de ligação, como a covalente, são mais fortes que a ligação iônica. Afinal de contas, se você coloca qualquer sal (ionicamente ligado) em água, você terá água salgada: as cargas positivas e negativas nos átomos de sódio e de cloro são rodeadas por moléculas de água, que quebram a ligação iônica. Coloque um diamante em água: este permanece um diamante, porque tem ligações covalentes que unem seus átomos de carbono. (Mas o diamante, como outras formas de carbono, não pode ser queimado em altas temperaturas?).

A ligação covalente no diamante consiste em elétrons que são intimamente compartilhados entre os átomos de carbono. Já foi visto que estas fortes ligações covalentes normalmente são representadas como barras entre os átomos. O diamante é importante porque é a substância mais dura conhecida, e pode ser usado por fazer ferramentas de corte afiadas, tais como as usadas em perfuração de poços de petróleo. Outros materiais importantes, como o silício e o germânio, que são usados na fabricação de chips de computador, também possuem a estrutura de diamante.

DIAMANTE
DIAMANTE

Há outra alternativa (de ocorrência comum) para a estrutura do carbono - grafita. Os átomos de carbono na grafita também são unidos fortemente através de ligações covalentes, mas só dentro de um plano, diferentemente da rede 3D das ligações do diamante. Estes planos de átomos de carbono simplesmente empilham-se uns sobre os outros, sendo as forças de união entre os planos, muito fracas. Os planos de átomos de carbono podem então deslizar facilmente uns sobre os outros, e por isto a grafita é um importante lubrificante! Talco em pó é 'macio' por razões semelhantes.

GRAFITA
GRAFITA

Como vimos, as estruturas cristalinas têm algo em comum com a arquitetura. Olhemos algumas outras estruturas que também formam belas cadeias de átomos. No mundo mineral ocorrem naturalmente belas estruturas, muitas das quais o homem só recentemente tem conseguido sintetizar. Vamos ver alguns exemplos da natureza: gemas & minerais

Tópicos: