Aços de baixa liga tratados termicamente

Aços estruturais de baixa liga tem melhor endurecibilidade do que os aços carbono, portanto podem apresentar melhor resistência e tenacidade em peças de maiores dimensões de seção transversal. Os elementos de liga também melhoram a resistência a temperaturas elevadas e à corrosão. Como desvantagem, diminui a soldabilidade destes aços, o que torna o processo mais caro do que para aços carbono ou BLAR.

Composição

Aços nesta categoria contém menos do que 0,25% de carbono e menos de 5% de outros elementos de liga.

O aquecimento para têmpera deve atingir pelo menos a temperatura de 9000C, seguido-se resfriamento em água ou óleo. O revenimento deve atingir pelo menos 600 0C para gerar estruturas de martensita revenida ou martensita e bainita revenidas, dependendo da espessura das seções tratadas.

Propriedades

As tensões limite de escoamento finais para estes aços podem variar entre 345 e 895MPa, dependendo da composição química, espessura e tratamentos térmicos. A tabela abaixo mostra os valores para aços de baixo carbono temperados e revenidos. A maioria dos aços listados é comercializada primariamente na forma de chapas mas pode ser fornecido em outras formas.

Tópicos: