Características:

É o método típico de filtragem, em que o fluido atravessa um meio poroso que retém partículas maiores que os poros em questão. A passagem pode ser promovida por gravidade, sucção ou pressão.

Tipos de meios porosos

Os meios filtrantes mais comuns são: papel, tecido, feltro e telas metálicas. Algumas vezes são utilizados cartuchos ou bobinas.

A seleção do elemento filtrante deve levar em conta as seguintes características:

  • Fibras de celulose e rayon tendem a absorver água.
  • Fibras sintéticas (poliéster, polipropileno, polietileno) tendem a repelir água, mas a absorver óleo.
  • Fibras encharcadas com água incham, prejudicando a filtração.
  • Fibras que absorvem óleo de emulsões provocam excesso da taxa de depleção.

 

Descrição dos Filtros

Filtro de Gravidade

Características: é um sistema de tela rígida, tipo peneira, geralmente recoberta por um filtro. No centro da tela existe uma depressão onde se deposita o fluido. A passagem do fluido através do filtro ocorre por gravidade e o fluido filtrado é coletado em um tanque inferior. A velocidade de filtração decai a medida que as impurezas se acumulam no filtro e obstruem os seus poros. Usualmente um sensor, ativado pelo nível de fluido acumulado na depressão, aciona um dispositivo para renovação do meio filtrante, comumente por enrolamento.


Continua depois da publicidade


Meio filtrante: Papel ou tecido, descartável.

Restrições: o espaço ocupado pelo equipamento é grande em comparação com outros tipos de filtragem, apesar do pequeno investimento inicial necessário.

Filtro a Vácuo

Características: São similares aos sistemas de gravidade, mas aceleram a passagem do fluido pelos meios filtrantes através de sucção. O vácuo é produzido num compartimento selado, abaixo do meio filtrante. Costuma incorporar um sistema de esteira com raspadores, para remoção dos cavacos e limpeza do meio filtrante. A esteira é acionada por um sensor de pressão: quando o "vácuo aumenta" significativamente na câmara inferior, quer dizer que as impurezas obstruíram boa parte dos poros do filtro e o sistema de raspagem pode ser ativado.

Meio filtrante: Papel, tecido, ou tela metálica, permanente ou descartável.

Restrições: As partículas sólidas podem formar uma borra quase impermeável (caso da retificação do ferro fundido e do vidro) tornando o sistema caro e ineficiente.

Outros filtros a vácuo : além do filtro de elemento plano existe o filtro tubular a vácuo. Para este último, o meio filtrante é formado por um grupo de tubos cilíndricos revestidos por meio filtrante semi-permeável, montado num reservatório contendo o fluido sujo. Um vácuo leve suga o fluido para o lado interno dos tubos e o fluido pode voltar às máquinas operatrizes. A limpeza dos tubos é feita por retrolavagem.