Características:

É o método típico de filtragem, em que o fluido atravessa um meio poroso que retém partículas maiores que os poros em questão. A passagem pode ser promovida por gravidade, sucção ou pressão.

Tipos de meios porosos

Os meios filtrantes mais comuns são: papel, tecido, feltro e telas metálicas. Algumas vezes são utilizados cartuchos ou bobinas.

A seleção do elemento filtrante deve levar em conta as seguintes características:

  • Fibras de celulose e rayon tendem a absorver água.
  • Fibras sintéticas (poliéster, polipropileno, polietileno) tendem a repelir água, mas a absorver óleo.
  • Fibras encharcadas com água incham, prejudicando a filtração.
  • Fibras que absorvem óleo de emulsões provocam excesso da taxa de depleção.

 

Descrição dos Filtros

Filtro de Gravidade

Características: é um sistema de tela rígida, tipo peneira, geralmente recoberta por um filtro. No centro da tela existe uma depressão onde se deposita o fluido. A passagem do fluido através do filtro ocorre por gravidade e o fluido filtrado é coletado em um tanque inferior. A velocidade de filtração decai a medida que as impurezas se acumulam no filtro e obstruem os seus poros. Usualmente um sensor, ativado pelo nível de fluido acumulado na depressão, aciona um dispositivo para renovação do meio filtrante, comumente por enrolamento.

Meio filtrante: Papel ou tecido, descartável.

Restrições: o espaço ocupado pelo equipamento é grande em comparação com outros tipos de filtragem, apesar do pequeno investimento inicial necessário.

Filtro a Vácuo

Características: São similares aos sistemas de gravidade, mas aceleram a passagem do fluido pelos meios filtrantes através de sucção. O vácuo é produzido num compartimento selado, abaixo do meio filtrante. Costuma incorporar um sistema de esteira com raspadores, para remoção dos cavacos e limpeza do meio filtrante. A esteira é acionada por um sensor de pressão: quando o "vácuo aumenta" significativamente na câmara inferior, quer dizer que as impurezas obstruíram boa parte dos poros do filtro e o sistema de raspagem pode ser ativado.

Meio filtrante: Papel, tecido, ou tela metálica, permanente ou descartável.

Restrições: As partículas sólidas podem formar uma borra quase impermeável (caso da retificação do ferro fundido e do vidro) tornando o sistema caro e ineficiente.

Outros filtros a vácuo : além do filtro de elemento plano existe o filtro tubular a vácuo. Para este último, o meio filtrante é formado por um grupo de tubos cilíndricos revestidos por meio filtrante semi-permeável, montado num reservatório contendo o fluido sujo. Um vácuo leve suga o fluido para o lado interno dos tubos e o fluido pode voltar às máquinas operatrizes. A limpeza dos tubos é feita por retrolavagem.