Características:

A decantação é um processo de separação por gravidade, aplicável principalmente à misturas de fluidos com densidades diferentes, ou com presença de partículas de impurezaz sólidas. Este processo é, por exemplo, comum no tratamento de água.

Usualmente existem dispositivos auxiliares como barras raspadoras, planos inclinados, chicanas de separação, entre outros que auxiliama melhorar a performance da operação.

Equipamentos básicos:

Um sistema de decantação básico é composto por um tanque de decantação, onde o fluido é despejado e permanecerá em repouso, permitindo que as impurezas de maior densidade depositem-se no fundo, enquanto as de menor densidade depositam-se ao topo. O tanque pode ser equipado com esteiras de raspadores, que arrastam as partículas depositadas, ou com uma chicana, onde remove-se o material sobrenadante para um tanque auxiliar. Os sistemas citados são mostrados nas figuras abaixo.

 

Indicações:

O sistema é indicado para remoção de impurezas que podem ser separadas rapidamente do fluido, como no caso de fluidos sintéticos poluídos com cavaco de retificação. É muito indicada para fluidos usados na retificação de ferro fundido e vidro, uma vez que estes materiais são "pesados" e depositam-se rapidamente ao fundo do tanque de.decantação.

Restrições:

No caso do uso do tanque separador, a queda livre do fluido torna desaconselhável o uso de fluidos que tendem a formar espuma. Portanto, cuidados especiais devem ser tomados no uso do método para fluidos semi-sintéticos e emulsões.

Veja também: Dispositivos especiais.