Vantagens da Fundição Contínua

O produto da fundição contínua oferece tres vantagens fundamentais, que são: menos sobremetal a remover (semi-acabado mais próximo da dimensão final - ver exemplos na figura abaixo), melhor usinabilidade e boas propriedades mecânicas e metalúrgicas, conforme descrito abaixo:

Formatos especiais próximos à geometria final desejada
Formatos especiais próximos à geometria final desejada

Menos Sobremetal para Usinar
Como as barras produzidas são mais próximas do formato final desejado, os custos de usinagem ficam reduzidos.
É possível produzir perfis de vários formatos geométricos. Além disto, como não existem ângulos de saida, inclusões e defeitos superficiais, o sobremetal a ser removido por usinagem é bastante reduzido.

Melhor usinabilidade
As características que garantem uma boa usinabilidade podem ser relacionadas a:

  • uniformidade da microestrutura,
  • ausência de inclusões abrasivas ( não há grãos de areia),
  • ausência de camada descarbonetada, e
  • produção em ferros fundidos cinzentos e nodulares de alta qualidade.

Observe-se ainda que a presença de grafita na estrutura favorece a quebra de cavaco e atua como lubrificante. Todos os fatores citados permitem maiores velocidades de corte e menor desgaste de ferramentas.

Produtos de Fundição Contínua
Produtos de Fundição Contínua

 

Peças resultantes sem porosidade
Este defeito de fundição, causado por liberação de gases, é praticamente eliminado pois todos os fatores relacionados com o vazamento em molde não existem. O molde usado neste processo é de grafite, que não libera gases em alta temperatura. A única possível fonte de formação de gases são os gases dissolvidos no metal líquido.

Ausência de Rechupes
Os rechupes, normalmente formados em peças fundidas em moldes de areia são evitados na fundição continua pois o molde é rígido, isto é, não se expande durante a solidificação, permitindo uma alimentação adequada da peça. Além disto, as barras produzidas tem geometria bem definida, o que possibilita um controle eficiente do processo de solidificação.

Menor densidade em relação ao aço
O produto da fundição continua possui densidade 10% menor do que o aço.
A grafita presente no ferro fundido é responsável por esta diferença.
Densidade FoFo em fundição continua=7,20 g/cm3
Densidade do aço=7,86 g/cm3.

Estrutura mais refinada
O uso de molde de grafite refrigerado resulta numa estrutura mais refinada em relação à fundição convencional em areia, consideradas peças de mesma espessura. O produto resultante tem portanto melhores propriedades mecânicas.

Tópicos: