Macroporosidade:
O que é: é um defeito de porosidade que se caracteriza por contrações concentradas em um único ponto da peça (que é a última região a se solidificar), resultando em um vazio grande e com superfície interna rugosa (formada pelas dendritas).
Causas: efeito de contração do material na solidificação .
Mecanismo de formação: A forma e a localização da macroporosidade depende do tipo de extração de calor sofrido pelo molde (ver figura abaixo).

Podem ser caracterizados alguns casos típicos:
-Em peças solidificadas unidirecionalmente (p.ex. com a frente de solidificação avançando de baixo para cima), há redução das dimensões da peça em apenas uma direção. Neste caso não se forma propriamente uma porosidade (ou cavidade), mas um rebaixo na superfície da peça (denominado de “rechupe”).
-No caso da extração de calor ocorrer igualmente nas três direções, forma-se uma cavidade no centro da peça..
-No caso de uma superfície extrair calor mais lentamente que as demais, forma-se um rechupe na região que se solidificou por último.

Como evitar/reduzir: Uma técnica comum de se controlar a cavidade resultante das contrações de solidificação consiste no uso de alimentadores (denominados de “massalotes”), que são reservatórios de metal posicionados próximos da última região a se solidificar. Tais reservatórios tem a função de fornecer líquido para a frente de solidificação de modo que o rechupe se desloque para o massalote, resultando em uma peça sem macroporosidade. Após a solidificação, o massalote é separado (cortado) da peça e descartado. O material descartado pode ser reciclado em fusões posteriores.

Tópicos: