Fórum

Sou retificador Ferramenteiro e gostaria de receber informações de outras pessoas do ramo, que me pudessem auxiliar sobre a retificação do aço H13 temperado de 48~52Hrc.  Trabalho numa retífica cilindrica ferdimat e tenho problemas quanto a retificação interna desse material. O mandril de interno tem rotação de aproximadamente 5500 rpm. Gostaria de saber que tipo de rebolo usar, grana , dureza , etc... pois tenho usado varios tipos de rebolos  tipo  AA branco granulação  46~60 e tambem  borazon tipo B126 , mas não obtive sucesso. Se alguem puder me ajudar... ficaria  muito agradecido.

Sem mais me despeço.               10/07/08



Curitiba- Pr                                             Jurandir Adão



2 respostas

  • Master Diamond  16/07/2008 - 14:32

    Olá Jurandir.

    A dureza do material é ideal para uso de rebolos de CBN (borazon) porém a velocidade disponível na sua máquina é pequena. Podes usar um cabeçote retificador fornecido pela Faé de Caxias do Sul, RS no lugar do dispositivo de retificação interna (adaptável na mesma máquina que tens) e aumentar a velocidade dos rebolos para até 35000 rpm ou 70000 rpm ,,dependendo do diâmetro do rebolo,  normalmente 3/4 do diâmetro do furo a ser retificado.

    Existem ainda rebolos de borazon com grão B-181 eletrodepositados que tem maior poder de corte e podem ser encontrados na Ferramentas Gerais ai de Curitiba da Master Diamond. Até o diâmetro de 15 mm com haste de 6x60 mm, acima disto são fornecidos com um furo padrão de 6 mm.

    Meu e mail é : [email protected]  e telefone (51) 99673388, represento a MASTER DIAMOND FERRAMENTAS DIAMANTADAS E A FAÉ MATRIZES E DISPOSITIVOS, faça contato que te encaminho mais informações.

    Atenciosamente

    Luís Cláudio Delvan

  • Ricardo  24/02/2015 - 21:30

    Boa tarde Luis, para buchas em aço tubo ST e ou SAE 8620 com dureza na faixa de 59-64 HRC podemos seguir a mesma linha ? A Faé possue algum representante na região metropolitana de Curitiba , Pinhais , que possa nos visitar .Grato

Responder

Participantes mais ativos no fórum