Fórum

Olá pessoal! Gostaria de aprender a fazer cementação em engrenagem, comprei um forno novo que chega a 1200 Cº, fiz alguns testes e mandei para o laboratório, porém não obtive sucesso. Alguém conhece este processo e o procedimento?



2 respostas

  • Kusmani Engenharia & Máquinas  11/08/2015 - 22:50

    Olá Anderson

    Primeiramente suas engrenagens são de que tipo de aço? Aço carbono?
    Também vale salientar que sempre após a cementação você deve fazer o processo de têmpera para formar martensita e assim aumentar a dureza.
    Como você tem mais carbono (por causa da cementação), você formará mais martensita após a têmpera, assim aumentando a dureza.

  • ANDERSON SILVA DOS SANTOS  12/08/2015 - 07:07

    Olá Kusmani,

    Bom dia!

    Amigo, obrigado pela resposta! Olha, o aço que estou tentando tratar é o 8620 porém não estou conseguindo formar a camada 1,0 mm de dureza. Fiquei sabendo que preciso comprar um granulado especifico para cementação e o mesmo deve ser posto envolvendo as engrenagens dentro de uma caixa e esta deve ser tampada. Depois devo levar a forno a uma temperatura de 930 Cº e durante um tempo que devo encontrar na curva do gráfico, depois desta etapa as engrenagens deverão ser resfriada instantaneamente em um óleo especifico para tratamento térmico, neste momento estarei formando esta camada martensita superficial que estou querendo. Estou certo?

Responder

Participantes mais ativos no fórum