Fórum

bom dia pessoal,

tenho a seguinte dúvida:

preciso usinar um eixo que tenha um diâmetro final (após a usinagem) de 20 mm, para isto vou utilizar um tarugo com diâmetro bruto de 38 mm. agora vem a minha pergunta, na hora de colocar na formula vel=(pi*d*n)/1000 eu coloco o diâmetro bruto do tarugo ou o diâmetro final e por que?



3 respostas

  • Alan Eduardo Ackermann  06/09/2014 - 10:26

    Deves colocar na fórmula do cálculo da rotação o valor do diâmetro em bruto do tarugo, pois o cálculo é leva em consideração qual o diâmetro da peça que a ponta da ferramenta de corte irá tocar. Em tornos CNC com programação de velocidade de corte constante, o mesmo irá recalcular um novo valor para rotação a cada passe realizado.

  • Francisco Mendes  06/09/2014 - 12:40

    Bom dia Alan Eduardo, agradeço pelo esclarecimento. Mas utilizando o diâmetro bruto não estarei sobrecarregando a ferramenta quando chegar no diâmetro final, pois estarei com uma rotação menor? E o acabamento não será comprometido?

  • Alan Eduardo Ackermann  08/09/2014 - 11:30

    Caso você possua um torno mecânico convencional, antes da última passada (a de acabamento) recalcule a rpm necessária utilizando o diâmetro que a peça apresenta antes do passe de acabamento (por exemplo se você deixar 1 mm de sobremetal para acabamento, utilize o valor de diâmetro 21 mm no cálculo da rpm de acabamento).

Responder

Participantes mais ativos no fórum