Fórum

Senhores, 


Bom dia!


Tenho jeep willys e estou adptando um sistema de direção, com isto preciso fazer uma solda no braço pitmam do setor de direção que uso o da S-10.


Me disseram que era de ferro fundido, que para mim ter certeza era apenas dar uma esmerilhada nele e olhar as fagulhas, se não gerar fagulhas é ferro fundido, isto procede? Ou existe ferro fundido que pode gerar fagulhas também? 


Outra dúvida para mim soldar esta peça, posso usar que tipo de eletrodo? Inox, 6013 ou 7018? O que vocês me aconselham?


Abraço



1 respostas

  • EMERSON CARLOS DOS SANTOS  20/08/2012 - 07:55

    O braço pitman da S-10 (TRW) é original em aço forjado. O braço paralelo (Grazzimetal) é em ferro fundido nodular (GGG 60 OU 70). Não sei se existem mais marcas, mas verifique qual é o seu. É provável se a  Driveway fabricar sejam em aço forjado também.


    Conselho: jamais solde o braço pitmann. Falo isso porque ajudei a desenvolver a usinagem do braço fundido (baixo custo) há dez anos atrás (não aconselho por questões de segurança). Por mais perfeita que possa ficar a solda, jamais terá o princípio da segurança para os materiais de direção: cisalhar e não quebrar!


    Quanto ao "truque das fagulhas", as mesmas indicam a quantidade de carbono: quanto mais "estrelas" nas fagulhas, mais carbono. Como o ferro fundido possui muito mais carbono que o aço, a informação de que o mesmo não gera fagulhas não é verdadeira, me que o aço do braço pitmann seja um alto carbono.


    Espero ter ajudado.

Responder

Participantes mais ativos no fórum