Fórum

Se o metodo discordante em um sistema de avanço da mesa por porca/parafuso elimina a folga porque o sistema concordante tem melhor qualidade superficial, se esse não elimina a folga do sistema ?


Eu li a este respeito no artigo sobre metodo de trabalho com fresa e seus movimentos e não entendi  porquê da vantagem da qualidade do acabamento para o concordante, haja vista que ela possui movimentos irregulares devido a folga.


É possível a explicação?


Att



1 respostas

  • Alan Eduardo Ackermann  21/05/2012 - 13:22

    Vamos tentar explicar. No fresamento discordante a espessura de corte aumenta progressivamente de zero até um valor máximo. No início do corte, a aresta de corte e forçada para dentro da peça, criando excessivo atrito e altas temperaturas, o que por sua vez produz vibrações que prejudicam o acabamento superficial.


    Já no fresamento concordante estes efeitos são sanados, porém como vc mesmo disse, devido às folgas da máquina, também são geradas vibrações, pois a porca tenta ir para um lado, tentando ter contato com o fuso, enquanto que as forças de usinagem tendem a empurrar a porca para o sentido oposto.


    Assim, o fresamento concordante é utilizado apenas em máquinas com fuso de esferas recirculantes, onde não existe folga. Com isso, o fresamento concordante possibilita melhor acabamento superficial.


    Para maior detalhamento, busque informações em livros técnicos

Responder

Participantes mais ativos no fórum