Fórum

Sr. Luiz,
Cenário: Sou Eng. Químico, Inspetor de Soldagem N1 e curso agora LP. Todos não certificados ainda. Trabalho em uma indústria metalúrgica de médio porte que fabrica e monta estruturas metálicas, os desenhos e especificações vêem do cliente, apenas executamos os pedidos, em alguns casos somos responsáveis pelo desenho além da fabricação. Em suma maioria utilizamos aço A36 e eletrodos E 7018. Dúvidas:
1 - Eu gostaria de saber se há algum procedimento que eu possa fazer para melhorar a qualidade e padronização do serviço?
2 - Como IS-N1 posso, depois de certificado, qualificar os soldadores sem a necessidade do N2?
3 - Como procedo, quais normas devo procurar para organizar o procedimento  e melhorar a qualidade em minha empresa?
4 - Em suma, o que pode ser feito, mesmo que sejam atribuições de N2 (a empresa não fabrica para a petrobras) para padronizar e aprimorar os serviços referentes a  soldagem?
Muito Obrigado
Thiago



1 respostas

  • Prezado Thiago


    1- Qualificar os procedimentos de soldagem, criar as Instruções de Execução e de Inspeção de Soldagem, Monitorar o(s) processo(s) e os soldadores.


    2- Quem qualifica é o N2. N1 realiza o acompanhamento de soldagem;


    3- Pelo equipamento que vc solda, sugiro a AWS D1.1


    4- Seguir um código de qualificação e inspeção.


    Sds


     


    Giovani Lopes  


     

Responder

Participantes mais ativos no fórum