Fórum

Fala galera, estou com uma duvida e acho que vocês podem me ajudar.


É o seguinte, aqui na empresa estamos precisando de um aparelho para soldar alumínio e inox, estava pensado em comprar mais uma MIG e mudar o arame / gás / roldana quando eu for soldar alumínio ou inox.


Até ai tudo bem, ai me falaram da solda TIG, onde eu faria qualquer solda somente trocando o eletrodo / vareta. Pelo que eu pude ver um aparelho TIG sai bem mais barato que um MIG, porém vi que existem restrições referente a sujeira no material etc... Como trabalhamos com manutenção quase sempre temos que re-soldar em chapas sujas, e em ambientes não muito favoráveis, sendo que, falando de alumínio especificamente, temos muita solda pesada.


Então pergunto pra vocês, dadas estas circunstancias, vale a pena eu comprar uma maquina TIG, ou só vou jogar dinheiro fora?


Obrigado, até mais.



1 respostas

  • Paulo Roberto Bartú  25/02/2010 - 05:48

    Bom dia Tiago!


    Creio que sua dúvida esteja mais relacionada a custo x benefício.


    Eu particularmente utilizo:


    Tig; soldas continuas (automatizadas), reparo de ferramentas (moldes estampos,etc) e reparo de peças complexas (bombas hidraulicas).


    Mig; soldas em produção seriada ou não, onde posso dispor de operador,soldas de manutenção leve (até 8mm de junção).


    Arco voltáico (solda elétrica) para manutenção em geral, principalmente soldas pesadas (estruturas, recuperação de corpo de maquinas,etc.


    Oxi-acetileno quando possível e indicado (soldas brancas: latão, prata, aluminio, cobre, ouro, etc.)


    Quanto a resoldar em chapas sujas, nem mig, nem tig, nem arco voltaico, pois toda e qualquer impureza (sujeira) prejudicará o trabalho.


    Bom trabalho.


    Dúvidas, ligue-me (011) 8542 2809.

Responder

Participantes mais ativos no fórum