Fórum


Olá todos!

Gostaria de tirar uma dúvida sobre a melhor liga de alumínio para uso em tornearia automática.
Já ouvi dizer muito bem da liga 6262 e 2011, porém elas são caras e não são encontradas facilmente, principalmente em bitolas menores.
Quanto a liga 6351, já li em algumas fontes que ela é excelente para usinagem em torno automático e, em outras fontes, de que a mesma não recomendada para este tipo de processo.
Alguém já teve alguma experiência com essas ligas, ou com outras em espécífico?
Estou tentanto fugir daqueles velhos problemas do alumínio (empastamento e cavacos longos).

Obrigado!



7 respostas

  • Master Diamond  01/07/2009 - 10:31

    Boa tarde Elton
    Os problemas com torneamento de alumínio são atenuados com a utilização de ferramentas com diamante policristalino (PCD, Compax, etc).
    Podes encontra no site : www.masterdiamond.com.br.
    Quanto às ligas prefira as com maior teor de silício.
    Meu telefone (51) 99673388
    Meu e mail: [email protected]
     Minha empresa: Master Diamond Ferramentas Diamantadas.

    Cordiais saudações
    Delvan

  • Pedro Migule Carvalho Guedes  01/07/2009 - 11:19


    OLA ELTON ,

    A ISCAR DETEM PASTILHAS DE METALDURO REVESTIDAS EXCLUSIVAMENTE PARA A USINAGEM DE ALUIMINIO.
    PS QUEBRA CAVACOS AS NI IC 20 SÃO DE GRANDE PRODUÇÃO .
    PARA OBTERES UMA RUGOSIDADE EXTREMA UTILIZA O PCD.
    CONTACTA A ISCAR BRASIL .
    O ALUMINIO COM MAIOR QUANTIDADE DE SILICIO É PREJUDICIAL PORQUE DESGASTA MAIS RAPIDO AS FERRAMENTAS .
    SILICIO NÃO MAIS DO 11%

  • Diniz & Rodrigues  01/07/2009 - 12:43


    Caro Elton

    Somos da Divisão Alumínio da AMPLIMATIC.
    Aplicadas corretamente as ferramentas de corte (como já foi sugerido), a liga 6351 torna-se compatível para torno automático.
    Caso necessite, podemos dispor de amostra para teste de usinabilidade.
    Entre em contato:

    [email protected]
    Fone/Fax: (11) 5560-5084
    Cel: 8973-1987
    AMPLIMATIC - Divisão Alumínio
    www.amplimatic.net
    www.amplimatic.com.br

  • Elton Rodrigo De Souza  01/07/2009 - 15:10


    Senhores,

    Primeiramente obrigado pela atenção!
    Obrigado também pela sugestão de ferramentas. Porém, minha máquina não possui rotação suficiente para a usinagem da peça em questão, uma vez que o diâmetro da mesma é muito pequeno e a velocidade de corte para metal duro deve ser alta.
    Infelizmente, preciso de uma solução utilizando ferramentas de aço rápido.

    Mas obrigado mais uma vez pelo contato!

    Elton

  • Roberto Martins Maciel  02/07/2009 - 20:01

    Caro Elton
    Sou fabricante de insertos especiais e tenho desenvolvido várias ferramentas para usinar aluminio e sendo elas de metal duro tenho certeza que podemos projetar para voce um inserto compativel com sua maquina e que venha resolver seu problema de usinagem.
    Entre em contato, nosso site www.isperfil.com.br
    IS PERFIL FERRAMENTAS E INSERTOS ESPECIAIS
    (041) 3284-5210
    (041) 3078-5210
    (041) 8832-1022
    Roberto Maciel

  • Thiago Malagutti  05/07/2009 - 19:07

    Caro Elton, vou se bem sincero contigo, o que vc esta querendo so erguendo as maos pro alto, pedir um milagre e esperar... rs... brincadeiras a parte, é estranha sua afirmação, nao sei qual sua atividade, se implica em algo ou nao, mas vejo que vc esta tentando adequar o material à sua usinagem quando deveria ser o contrario, existem inumeros tipos de materiais e cada qual para uma aplicação, e existem muitas soluções de usinagem tambem, se quiser entre em contato comigo atraves do e-mail [email protected], e agende uma visita, ficarei muito contente em ajudá-lo. Grande abraço

  • José  07/07/2009 - 08:28

    Bom dia sr para usinagem em tornos automáticos indico a liga 6262, para evitar cavacos longos mude o angulo de afiação para 4 graus isso lhe trará cavacos pequenos, mais informações é só entrar em contato espero tê-lo ajudado, sim o óleo refrigerante é um fator muito importante se puder me falar qual está utilizando ...

Responder

Participantes mais ativos no fórum