Fórum

Pergunta do internauta: Rodrigo([email protected]),

Olá pessoal gostei muito do saite, quero saber se vocês poderiam me ajudar com um trabalho que estou fazendo.
É sobre tratamento de Fluoreto e zinco em efluentes provinientes da chaparia no tratamento de anti-oxidação, em E.T.E Fisico Quimica.
Quais os metodos utilizados e reagentes para tratar esse tipo de Efluente com uma quantidade muito grande de fluoreto e zinco.
Obrigado;
Rodrigo.



2 respostas

  • Claudio  15/01/2009 - 06:54

    Caro Rodrigo, bom dia.
    Dependendo da concentração e do tamanho das particulas, vc. deverá usar os seguintes processos:
    1- Lixiviação (onde vc decanta o acumulado em tanques de concreto ceramizado) Grau de eficiencia 60%.
    2- Adição de zinco em pó na solução para aumentar a concentração e consequentemente a decantação por gravidade. (usado em processos galvanicos). Grau de eficiencia 70%
    3- O mais indicado , porem o mais caro, que é Células de flotação para 600 microns e injetando micro bolhas de ar para 45 microns.
    Existem empresas fabricantes destes equipamentos.
    Att.
    Claudio Curvello
    Consultor tecnico
    Metalurgica Stracke
    55/11/39323455

  • Rodrigo Davansso  04/09/2017 - 11:56

    Olá Rodrigo
    Nos da Procytek desenvolvemos um produto para remoção do Fluoreto, sendo um coagulante junto com um alcalinizante, temos clientes que já utilizam este produtos e possuem 40mg/L de fluoreto e descartamos abaixo de 6mg/L ou quanto mais dosarmos produtos mais remoção do fluoreto se tem.
    Att
    Rodrigo
    Procytek
    11-98463,1266

Responder

Participantes mais ativos no fórum