Foto5

Alexandre Exel

Enviar e-mail

Engenheiro

/ SC - Brasil

Escolaridade: Mestrado
Formação: Engenharia Metalúrgica


Mais informações

Engenheiro metalurgista com mais de 15 anos de experiência em Gestão da Qualidade em processos internos, desenvolvimento de fornecedores e ponto focal de clientes nacionais e internacionais, especialmente na Bosch Rexroth e multinacional automotiva Denso do Brasil. Fluência em inglês.

 Experiência em liderança como coordenador de laboratório (Whirlpool, 10 técnicos), líder de times e projetos (Bosch Rexroth) e coordenador de qualidade responsável pela certificação ISO 9001.
 Auditor (de produto, processos, fornecedores, TPM) e auditado (certificações SGQ e auditorias de clientes). Estudo aprofundado da ISO 9001:2015 e IATF 16949:2016. Larga vivência em ISO/TS 16949, ISO 14001, VDA 6.3.
 Prevenção e solução de falhas por 8D, ferramentas da qualidade, Lean Six Sigma, DMAIC, poka-yoke, core tools (APQP, FMEA, PPAP, CEP e MSA). Habilidade em PDCA, BPS/TPS, melhoria contínua / kaizen, redução de custos.
 Experiência com alumínio, ferro fundido, injeção plástica, estampados, conjuntos eletrônicos, tratamentos termoquímicos, solda, pintura, usinagem, montagem e testes funcionais e de confiabilidade.

Treinamentos e especializações

APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

• Certificações: Auditor líder ISO 9001 / Auditor ISO TS 16949
• Principais cursos: ISO 9001:2015; 8D; APQP; FMEA; PPAP; DOE; VDA 6.5 (Auditoria de Produto); Melhoria Contínua; Liderança Situacional; Custos da Não Qualidade; Qualidade Total; Aspectos e Impactos Ambientais; Segurança do Trabalho; Responsabilidade Civil sobre o Produto; Compliance; Inventive Problem Solving; Surface Modification.

INFORMÁTICA

 Pacote Office | Excel Avançado | Bizagi (fluxogramas BPMN)| MS Project | usuário de sistemas corporativos (ERP)

Informações profissionais

Prezados, sou Alexandre Exel, engenheiro apaixonado pela gestão da qualidade e melhoria contínua, desenvolvimento de fornecedores e ponto focal de clientes, com larga experiência na indústria automotiva (Denso do Brasil) e metal-mecânica (Whirlpool, Bosch Rexroth).

Experiência profissional anterior

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

2016 – 2017 - J MAINHARDT & ASSOCIADOS S/S LTDA - Coordenador de Qualidade

Elevação, como coordenador de Qualidade, de 58% para 93% no grau de conformidade ISO 9001 nas auditorias por órgão certificador em 2 meses. Emissão de fluxogramas de processos (estado atual e futuro, software Bizagi) e diagnósticos de gestão estratégica, visando os objetivos da direção quanto à reestruturação do SGQ e dos processos para maior qualidade e lucratividade.

2014 – 2016 - MEI – Microempresa Individual – Microempreendedor

Experiência como gestor e em negociações com clientes e fornecedores de todos os portes.

2005 – 2014 - BOSCH REXROTH LTDA (hidráulica industrial e mobil) - Engenheiro de Qualidade Pleno

Atendimento a clientes nacionais e internacionais sobre reclamações, auditorias e validação de novos produtos. Treinamento e apoio diário à produção. Prevenção e solução de falhas. Gestão do SGI. Implantação do lean six sigma e kaizen. Apresentação da reunião mensal da qualidade às gerências, baseada em indicadores e KPI’s.

 Rotinas diárias no chão de fábrica: reunião matinal com produção, processos, PCP e logística; rotina de mesa de refugos; treinamentos operacionais e ações de rastreabilidade e contenção sobre falhas externas.
 Certificações e gestão do SGI: liderança em planos de ações 5W2H antes e após receber auditorias ISO 9001, ISO 14001 e em ações para conformidade com a ISO/TS 16949. Emissão ou revisão de check-lists, documentações e registros da qualidade. Auditor de produto, processos e TPM.
 Gestor de time multidisciplinar de prevenção e solução de falhas por 8D, 5 Why, ferramentas da qualidade, core tools e poka-yokes: redução de 85% no índice de falhas de 0km em 5 anos.
 Emissão e submissão a clientes de PPAP, planos de controle, desvios e laudos de garantia. Implantação de embarque controlado e controles rígidos para bloqueio ou liberação de produtos correntes e lançamentos.
 Projetos Lean Six Sigma, VSM, DMAIC e CEP com green e black belts: grande redução de variações e refugos.
 Vivência em APQP, MSA, R&R, GD&T, desenhos técnicos, seleção de instrumentos de medição, KC’s, 5S, processos de solda, pintura, tratamentos termoquímicos, usinagem, montagem e testes funcionais.
 Viagens à Itália (solução de falha de grande extensão) e Escócia (emissão de FMEA e planos de controle para transferência de linha para o Brasil: níveis de qualidade muito superiores atingidos no Brasil).
 Participação ativa em melhoria contínua e redução de custos em time multidisciplinar de implantação do BPS, fortemente baseado no TPS. Membro de comitê de qualidade intercompany com Alemanha, EUA e Itália.

1997 – 2005 - DENSO DO BRASIL LTDA (automotiva) - Engenheiro de Qualidade de Fornecedores Sênior

Representante da qualidade no time multidisciplinar de APQP de desenvolvimento de novos produtos (ar condicionado automotivo), com foco no planejamento de testes, desenvolvimento de fornecedores e verificações de conformidade na aplicação em montadoras automotivas, de caminhões e máquinas agrícolas.

 Auditorias de acompanhamento e homologação de fornecedores chave de usinados, injetados (plásticos), estampados, tubos, mangueiras e conjuntos mecânicos e eletrônicos.
 Visitas à Renault-Nissan, VW-Audi, Volvo e CNH para verificação preventiva ou corretiva de temas com peças de processos internos ou de fornecedores nacionais e estrangeiros (Inglaterra, Itália).
 Melhorias expressivas de qualidade em fornecedores de matérias-primas, peças e conjuntos nas fases de desenvolvimento e série, por meio de visitas de suporte técnico, análise de produtos falhados, auditoria de processos, planos de ações 5W2H e core tools (APQP, FMEA, PPAP, CEP e MSA).
 Visão abrangente da ISO/TS 16949, VDA 6.3 e demais requisitos específicos de montadoras. Experiência com ferramentas da qualidade para prevenção e correção de falhas de 0 km e campo. Participação na desmontagem e análise de produtos falhados e de concorrentes.

1991 – 1997 - WHIRLPOOL S/A - Unidade EMBRACO (linha branca) - Pesquisador Pleno

Coordenação do laboratório de testes de confiabilidade de produto (240 bancadas de testes, 10 técnicos laboratoristas). Responsável por testes de auditoria de produto, análise de falhas e desenvolvimento de novos produtos em conjunto com engenharias e fornecedores. Implantação de programa de qualidade total no laboratório.

Idiomas

 Inglês, Francês e Italiano – Fluente | Espanhol – Básico


Cadastre seu currículo gratuitamente

Veja também



 

x

Divulgue seu produto no maior site do setor metal mecânico.

R$