por Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.    |   06/09/2023

Fluido de corte para vidro: 3 tipos ideais para não errar

Ao lidar com trabalhos que envolvem o corte de vidro, é crucial contar com o fluido de corte adequado para obter resultados precisos e seguros. O uso de um fluido de corte para vidro apropriado reduz o atrito entre a ferramenta de corte e o vidro, evitando danos e minimizando o risco de quebra indesejada. 

No entanto, existem muitas práticas questionáveis quando se busca sobre esse assunto. Muitos profissionais acabam usando soluções inadequadas e perigosas para a lubrificação do corte do vidro.

Por isso, trazemos nesse artigo, informações sobre 3 tipos ideais de fluidos de corte para vidro. Assim, você terá a certeza de escolher produtos seguros e adequados a essa tarefa.

Confira os fluidos de corte para vidro mais indicados

Fluido de corte para vidro evaporativo

Esse é um tipo específico de lubrificante usado durante o processo de corte de vidro para reduzir o atrito e dissipar o calor gerado pelo contato da ferramenta de corte com o material.

Ao contrário de outros óleos de corte que permanecem líquidos durante todo o processo, os fluidos evaporativos são projetados para evaporar rapidamente após o corte. Eles deixam uma película seca e não oleosa na superfície do vidro.

O fluido de corte evaporativo possui uma composição especial que permite sua rápida evaporação. Geralmente, sua fórmula contém uma mistura de álcoois, aditivos especiais e água. 

Durante o corte da peça, o fluido é aplicado na área de contato entre a ferramenta de corte (como uma lâmina de vidro ou diamante) e o vidro, reduzindo o atrito e o calor gerado pelo processo.

Fluido integral, de elevado ponto de fulgor para corte de vidro

Não volátil e menos viscoso, flui de forma eficiente e uniforme, ajudando a evitar travamentos ou saltos durante o processo de corte.

Sua alta fluidez permite uma fácil aplicação e distribuição sobre a superfície do vidro. Os fluidos de corte integrais para vidro podem conter aditivos especiais que auxiliam no resfriamento e na lubrificação da área de corte. Isso ajuda a dissipar o calor gerado pelo atrito e reduz o risco de danos térmicos ao vidro, como trincas ou quebras indesejadas.

Fluido de corte para vidro com formulação biodegradável

A formulação biodegradável de um fluido de corte para vidro reduz o seu impacto ambiental. Em sua composição, geralmente são utilizados ingredientes orgânicos ou derivados de fontes renováveis. Isso em oposição a compostos químicos sintéticos ou derivados de petróleo. 


Continua depois da publicidade


Ele também proporciona maior segurança à saúde do trabalhador. Por ser biodegradável, possui menor potencial de causar irritações na pele ou problemas respiratórios em comparação com produtos químicos mais agressivos.

Além disso, por ser inativo e de baixa viscosidade, facilita o corte por ter uma elevada lubricidade. É indicado para utilização em operações de corte em mesas automatizadas ou nos cortadores manuais. Usado no corte de espelhos, vidros planos de diversas espessuras, vidros laminados, serigrafados, entre outros.

Onde comprar fluido de corte para vidro de qualidade

A CADIUM LUBRIFICANTES é uma fábrica de fluido de corte para vidro com mais de 25 anos de atuação no mercado. A empresa conta com uma linha diversificada de lubrificantes para corte de vidro e outros materiais, que atendem às mais diversificadas operações.

Acesse nosso site e saiba mais!

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM
O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.