por Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.    |   20/06/2023

Como aumentar a vida útil de um óleo solúvel para usinagem?

É consenso na indústria a importância da usinagem para a produção de diversos itens. Da mesma forma, entende-se a necessidade de lubrificação e resfriamento nesse processo. Por isso, o uso do óleo solúvel para usinagem é adotado por muitas empresas.

No entanto, o óleo solúvel é um recurso finito e sua vida útil pode ser reduzida se não for utilizado corretamente. Assim, um grande desafio das indústrias é saber como preservar as características desse lubrificante e aumentar a longevidade do seu uso.

Portanto, a seguir, trazemos algumas dicas sobre como aumentar a vida útil desse tipo de óleo. Confira!

Dicas para manter o óleo solúvel para usinagem em boas condições de uso

Procure seguir as orientações abaixo para obter a máxima performance de seu óleo solúvel para usinagem.

Utilize água de qualidade

A água utilizada no óleo solúvel é um fator crítico para a sua vida útil. A dureza da água é uma propriedade importante a ser considerada, para a preparação dos banhos.  

A dureza da água é especificada pela concentração de altos níveis de minerais na água, especialmente sais de cálcio e magnésio. A água com alta concentração de minerais é chamada de água dura, ao contrário da água macia que se destaca por sua baixa concentração de minerais.

A água com alta dureza pode causar depósitos e incrustações que reduzem a eficácia do óleo solúvel. Por outro lado, a baixa dureza na água pode provocar a formação de espuma no banho. Com isso, indicamos aprox. 5 °dH, como dureza apropriada da água, para a preparação de banhos.

Realize a manutenção adequada

A manutenção adequada do produto é essencial para aumentar a sua vida útil. É importante seguir as recomendações do fabricante sobre a frequência de troca do óleo. Isso geralmente é determinado pelo número de horas de uso ou pela concentração de contaminantes no líquido.


Continua depois da publicidade


Faça regularmente a troca dos filtros e limpeza dos tanques e tubulações. Aproveite e verifique eventuais vazamentos de óleo hidráulico. Tudo isso contribui para manter o sistema e a mistura de óleo para usinagem em ordem.

Controle a concentração

A concentração do óleo solúvel para usinagem é importante para o seu desempenho. Uma concentração muito baixa pode levar a problemas de lubrificação e resfriamento. Da mesma forma, uma concentração muito alta pode causar problemas de espuma. 

Evite contaminação

A contaminação é um problema comum em óleos solúveis. Os contaminantes podem incluir sujeira, resíduos de metais e outros fluidos, que podem prejudicar a eficácia do óleo solúvel. Para evitar a contaminação, é importante manter a área de usinagem limpa e usar ferramentas e equipamentos limpos.

Monitore a temperatura

A temperatura do óleo solúvel para usinagem também é importante para sua vida útil, que deve estar entre, 20 e 26°C. Temperaturas muito altas podem degradá-lo e acelerar sua deterioração. 

Caso necessário, recomendamos o uso de sistemas de controle de temperatura para manter o óleo solúvel dentro de uma faixa adequada.

Armazene corretamente

O armazenamento adequado do óleo solúvel é importante para evitar problemas de degradação e contaminação. É recomendado armazenar o óleo em um local fresco, seco e limpo, longe de fontes de calor e luz solar.

Aproveite os benefícios do óleo solúvel para usinagem por mais tempo

A vida útil do óleo solúvel para usinagem pode ser aumentada seguindo essas práticas recomendadas. A manutenção da sua estabilidade se reflete na melhora da resistência microbiológica e, portanto, reduz ou elimina a possibilidade de corrosão dos metais.

Para saber mais sobre o assunto, você pode consultar a CADIUM. A empresa possui um corpo técnico preparado para tirar suas dúvidas ou indicar o melhor óleo de corte solúvel para o seu processo.

Saiba mais

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM
O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.