por Gabriela Pederneiras    |   17/05/2023

eBOM e mBOM: diferença e importância do trabalho conjunto

Exclusiva

As listas de materiais são essenciais para garantir a padronização e produtividade no design de produtos

O processo de desenvolvimento de um produto tem início na ideação, parte para as etapas produtivas e se encerra na análise de aprendizados. Na etapa produtiva, duas listagens ajudam a padronizar e garantir a qualidade dos produtos: a lista de materiais de manufatura e a lista de materiais de engenharia

Conhecidas pelas suas siglas em inglês, mBOM e eBOM, respectivamente, essas listas são formas de organizar as etapas e materiais necessários para a produção. Elas garantem que mesmo em diferentes plantas, com processos específicos, a mercadoria seja produzida de uma forma padronizada. 

As listas de materiais ainda ajudam a manter um melhor planejamento de produção, garantindo que todos os envolvidos saibam aonde achar as ferramentas necessárias para cada etapa, entendam o cronograma, mapeiem custos, entre outras coisas

Diferença entre eBOM e mBOM

As duas listas são de suma importância. A lista de materiais de engenharia é produzida ainda na etapa de design do produto. Nela, são descritas as peças e subconjuntos necessários para materializar a mercadoria, além de informações específicas de engenharia, como resistência de materiais, padrões e especificações. 

Já a lista de materiais de manufatura, ou fabricação como também pode ser chamada, engloba, além do que está presente na eBOM, etapas de processamento, quais os maquinários necessários para montagem de cada peça, quais os requisitos de embalagem, como é pensada a logística, como foi estruturado o orçamento e outras informações cruciais para que qualquer pessoa consiga executar aquele projeto. 

Se formos resumir a diferença entre as duas, enquanto a eBOM traz a visão ampla de quais as peças são necessárias para montar um produto, a mBOM entra na especificidade de cada processo que essas peças precisam passar. 


Continua depois da publicidade


Um exemplo prático. Para a construção de um carro, a eBOM pode contar com uma listagem de peças essenciais, como roda, direção, chassi, entre outras, e suas especificações. Já a mBOM, vai trazer quais as ferramentas são necessárias para montar a roda, onde elas se encontram, qual o orçamento e outras informações detalhadas de fabricação de cada uma das peças essenciais elencadas na eBOM. 

Vantagem da integração das listas

Trabalhar com as duas visões traz muitos benefícios para a produção, como a diminuição de erros e, consequentemente, da necessidade de parada de máquina; melhora na qualidade e produtividade de diferentes fábricas que produzem a mesma mercadoria; redução do trabalho manual; redução de custos operacionais; entre outros.

Softwares de design de produto ajudam na construção dessas listas, lendo modelos CAD e descrevendo as necessidades de engenharia e manufatura. Dessa forma, as listas ficam disponíveis, com imagens, para qualquer um que vá trabalhar no desenvolvimento do produto. 

*Imagem de capa: Depositphotos

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gabriela Pederneiras

Jornalista e redatora especial para os portais CIMM e Ind4.0