por Thiago Leão    |   11/04/2023

Tipos de ERP: Saiba quais são os benefícios dessa tecnologia para a indústria

Ao explorar os tipos de ERP, sistema integrado de gestão empresarial, a empresa consegue potencializar os seus resultados e diminuir custos.

O ERP, ou Enterprise Resource Planning, trata -se de um software voltado para gestão de empresas e, com ele, demandas internas e externas são automatizadas. Dessa forma, as equipes e áreas são integradas em um único sistema, para que as necessidades dos colaboradores e do negócio como um todo sejam atendidas de forma ágil e eficaz. O ERP possui diversas vantagens, entre elas a possibilidade de parametrização para processos específicos do negócio, garante uma melhor visibilidade entre os setores da empresa, aumento de produtividade e otimização de recursos e tomada de decisão baseada em dados, o que resulta, com frequência, em diminuição de custos.

Segundo a pesquisa “Sondagem sobre Transformação Digital”, realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2022, o investimento na digitalização de negócios foi crescente durante seis meses consecutivos nos segmentos de indústria, comércio e serviço. O dado nos mostra o quanto 2023 é promissor na sequência da adesão de uso de ERPs nas empresas. Mas, apesar de serem claras as suas funções e benefícios, é interessante conhecer os diversos tipos existentes e onde se enquadram. A aplicação de um ERP pode ir para além do segmento industrial, o qual está sendo retratado neste artigo, porém é importante evidenciar que, para maior aderência aos processos de transformação e administração da fábrica, é recomendado que se utilize uma ferramenta desenvolvida para as rotinas de fabricação.

ERP para todos os tipos de gestão  

O ERP atua em diversos segmentos, portanto, cabe a empresa contratante saber qual segmento supre as necessidades que o processo administrativo e de operação demanda. Além disso, cada ERP tem sua especialidade e gama de funcionalidades disponíveis. Alguns já oferecem recursos avançados de forma nativa e, outros, podem ser integrados com outros módulos ou soluções. Para facilitar a comunicação e gerenciamento de cada etapa, além de garantir uma supervisão mais ampla dos processos, um ERP abriga em um único sistema todos ou os principais setores da empresa. Assim, a informação fica atualizada para a tomada de decisão e atuação, o que ajuda nas interferências que precisam ser rápidas e simples em caso de erros ou demandas não programadas que podem eventualmente surgir na fábrica.  


Continua depois da publicidade


Entre os tipos de ERPs existem: 

  • ERP em nuvem especializado -- suas funcionalidades são avançadas e próprias para um segmento. Contribuem para que empresas de pequeno e médio porte otimizem sua gestão, pois oferece possui funções parametrizáveis com orçamento acessível. Nele, é possível abranger processos básicos e complexos. É cada vez mais comum a oferta desse tipo de solução através do modelo de assinatura, no qual contrata-se a tecnologia como um serviço prestado.
  • ERP Desktop -- conhecido também como “Legado”, é um sistema que precisa ser instalado em cada máquina que desejar ter acesso ao ERP e, por isso, é pouco recomendado para uso atualmente. Entretanto, oferece diversas funcionalidades como gestão de estoque, finanças e recursos humanos. A empresa precisa dispor de um servidor para hospedar a ferramenta e cuida da rotina de segurança, manutenção e backup das informações
  • ERP com desenvolvimento próprio ou microempresa regional -- é um software desenvolvido pela própria empresa ou programador contratado. Apesar de ser interessante ter uma plataforma personalizada para sua organização, alguns imprevistos podem ocorrer e resultar em diversos problemas na operação e atualização. Portanto, a falta do suporte e complexidade do sistema podem ocasionar em dificuldades para manter o uso do software. Essa solução tem menos procura atualmente, visto que já existem excelentes ferramentas prontas com tecnologia avançada disponíveis no mercado e demanda alto investimento
  • ERP em nuvem engessado -- auxilia a gestão de microempresas com funcionalidades padrões de um sistema simples e, por isso, é indicado para microempresas. Entretanto, para de fazer sentido quando a organização passa a crescer ou quando necessita de recursos mais complexos, como processos do chão de fábrica
  • ERP em nuvem de grande porte -- possui sistema completo e robusto. Atende um leque de necessidades devido funções diversas, customizações e suporte. Indicado, principalmente, para empresas de grande porte devido custo alto e complexidade de implantação e manuseio.

Por que a sua indústria deve investir em ERP para melhorar a gestão? 

Após conhecer os tipos de ERP e analisar qual possui aderência a necessidade da empresa, o gestor da indústria pode providenciar treinamentos para que os colaboradores estejam prontos e por dentro de todos os processos, tarefas e modos de usar o software.  

Para finalizar, o ERP é uma vantagem poderosa para o mercado fabril, afinal, a indústria economiza os custos através de melhor controle, oferece um andamento mais eficiente da operação, consegue alavancar seus resultados através de decisões mais assertivas além de possuir uma visão ampla e significativa das etapas tanto da gestão quanto da fabricação.  

*Imagem de capa: Depositphotos

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Thiago Leão

Diretor Comercial da Nomus, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas para excelência na gestão de indústrias. Engenheiro Mecânico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).