por Eduardo Vargas    |   28/02/2023

Inteligência Artificial pode reduzir acidentes de trabalho

Garantir a segurança da equipe durante o período de atividade é uma obrigação conhecida pelos empregadores. Afinal, o não cumprimento das normas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) pode levar a processos trabalhistas, penalizações em caso de fiscalização e, claro, os temidos acidentes. Recentemente, foi criado o e-Social no Brasil, um sistema unificado para o envio de informações obrigatórias a respeito do bem-estar e cumprimento das leis para as autoridades, que passou a valer, inclusive, para as micro e pequenas empresas.

Uma das exigências é o envio de dados sobre o monitoramento da saúde do trabalhador (S-2220) e as condições ambientais do trabalho - agentes nocivos (S-2240). Mas como controlar todas as variáveis em uma fábrica, por exemplo? Como garantir que todos estão usando corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e que não estão entrando em áreas de risco?

Bem, já sabemos que é humanamente impossível observar e controlar pessoas durante horas diariamente. Não é à toa que, a cada 49 segundos, ocorre uma acidente de trabalho no Brasil, de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretaria Especial do Trabalho.

Como se isso não fosse preocupante o bastante, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) registraram um crescimento de 30% no número de acidentes de trabalho entre 2020 e 2021 no nosso País, totalizando mais de 570 mil Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs).

Para solucionar este problema, acredito que seja preciso usar uma abordagem multidisciplinar, envolvendo pessoas e recursos tecnológicos. Hoje em dia, fala-se muito sobre Cidades Inteligentes, mas ainda ouvimos pouco a respeito da Infraestrutura Inteligente, que usa parâmetros analíticos alimentados por Inteligência Artificial (IA) em vídeo analytics para monitorar grandes estruturas enquanto estão sendo construídas, ou seja, um sistema de filmagem inteligente capaz de detectar e garantir o uso correto de EPIs e entrada em zonas de risco, por exemplo.


Continua depois da publicidade


IA com vídeo analytics é a solução ideal para prevenir acidentes, pois além de cuidar das pessoas, automatiza a inspeção de peças pré-fabricadas ou construções identificando problemas, rachaduras, erros nos tamanhos de pilares e barras, compara a planta com a obra executada e envia alerta de defeitos.

Claro que tudo isso pode ser ainda mais bem aproveitado com palestras e treinamentos recorrentes sobre segurança, ensinando e reforçando a forma correta de executar os procedimentos. Assim como todas as estratégias de IA e melhoria, quando as estratégias do ser humano e a tecnologia andam lado a lado, muitas empresas e seus funcionários obtêm seus melhores resultados.

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Eduardo Vargas

Internacionalista e advogado, Eduardo Vargas é CEO da TerraVista e Gerente de Desenvolvimento de Negócios no Brasil da Graymatics, uma das principais empresas de processamento cognitivo multimídia do mundo. Pode falar de forma aprofundada sobre internacionalização de empresas, gestão e negócios.