por Edson Carlos    |   29/03/2023

Como a transformação digital influencia a sustentabilidade financeira da empresa?

Saiba mais sobre a transformação digital e sustentabilidade, além da importância de ambos dentro de uma empresa.

A transformação digital e a sustentabilidade, atualmente, são duas coisas de grande importância para as empresas, que andam juntas. Isso acontece porque com a tecnologia, é possível criar processos, ferramentas e até mesmo aparelhos mais eficazes e que conseguem encontrar resultados melhores dentro da organização, além de fazer com que ela consiga atingir as suas metas de forma mais rápida.

Além disso, caso uma empresa queira, também é possível criar novas tecnologias que tenham melhores resultados ambientais, para que assim, a empresa possa juntar esses dois pilares, a transformação digital e sustentabilidade, que são fundamentais no mercado de trabalho atual. 

Com isso, a empresa não irá adquirir uma solução temporária e sim, uma revolução na forma de trabalhar em todos os níveis com soluções a longo prazo.

É por esses e por alguns outros motivos que as empresas estão buscando cada vez mais fazer investimentos em novas inovações, ou aparelhos tecnológicos como softwares, computação em nuvem e controles de ponto, pois além delas influenciarem de forma muito positiva, em relação ao mercado e aos resultados obtidos, algumas também conseguem impulsionar ainda mais o conceito de economia sustentável, tanto dentro da própria empresa, como em todo o mercado de trabalho. 

Nesses últimos anos, a responsabilidade ambiental também está entre os princípios corporativos da maioria das organizações, o que faz com que esse número continue crescendo cada vez mais, pois essas organizações estão em busca de uma aprovação cada vez maior, para se tornarem mais competitivas para obter um maior destaque, tanto em relação aos seus serviços e produtos como em sua lucratividade. 

Mas, para entender um pouco melhor sobre esse assunto, vamos começar falando sobre a transformação digital nas empresas.  

Transformação digital nas empresas

A transformação digital nas empresas, que também é chamada de jornada digital, é um processo que garante um maior desempenho e uma otimização dentro das empresas, por meio da tecnologia.


Continua depois da publicidade


Porém, a implantação dessas novas tecnologias como CRM, ERPs e outras, é feita por etapas, pois para que essa implantação ocorra de forma correta e com qualidade, será preciso que toda a equipe de dentro da organização esteja empenhada para que todos consigam se adaptar a essas mudanças para ter mais vantagens competitivas no mercado.

E não são só tecnológicas que promovem a transformação digital, mas também formas inovadoras de gestão com base em metodologias mais ágeis e abordagens mais humanizadas tanto para o colaborador como para os clientes.

Esse processo de inovação deve acontecer constantemente na empresa, ou seja, esse empenho em se adaptar a novas mudanças deve ser contínuo, pois novas soluções surgem a todo momento no mercado.

Porém, as empresas estão a cada dia investindo mais tanto em pesquisas como em desenvolvimento, com o objetivo de oferecer experiências com uma qualidade cada vez maior para os seus clientes. 

Essa mudança, em relação a tecnologia, no mercado muito se dá por conta dos novos comportamentos e exigências vindas dos consumidores.

Pois, essa nova geração é aquela que convive mais com aparelhos e novos equipamentos tecnológicos e estão mais acostumados com as vantagens que eles trazem, por isso se tornam mais antenadas e exigentes.

Desta forma, andam sempre a espera de que as empresas busquem a cada dia melhorar todos os seus processos internos que, de uma certa forma, estão ligados ao seu relacionamento com os seus clientes, como por exemplo, o atendimento, entrega e a qualidade dos produtos e serviços, tudo isso através do uso da tecnologia.

Ou seja, a transformação digital dentro de uma empresa é um amplo conceito, que pode se relacionar com diversas áreas e empresas de todos os tamanhos e setores, pois ela aborda uma série de ferramentas, indicadores, mudanças de mindset e gestão de pessoas, onde todos eles têm como o seu principal objetivo trazer cada vez mais benefícios. 

Algumas das principais formas que a transformação digital pode ser caracterizada dentro de uma empresa, é através dos processos dentro dela, pois com as tecnologias eles terão um foco ainda maior nos consumidores utilizado algumas automações para realizar entregas cada vez melhores e mais rápidas, através dos modelos de negócios, pois será possível criar novas formas de operações e de faturamento, de analytics, pois será adotada uma cultura de dados visando melhorar a tomada de decisões, e a conectividade, pois será possível conquistar todo o engajamento de uma forma mais completa em tempo real. 

Após ler todas essas informações, é preciso que você entenda que a transformação digital dentro de uma empresa, não quer dizer apenas que ela tem uma página em alguma rede social ou tenha um aplicativo e sim, que ela possui inúmeras tecnologias que guiam o seu negócio, criando novas estratégias e operações internas, tornando o resultado final ainda melhor. 

Sustentabilidade financeira

É muito comum que ao se falar sobre a sustentabilidade, a primeira coisa que venha na cabeça da maioria das pessoas é a sustentabilidade ambiental. Isso acontece porque, realmente, essa é a aplicação mais comum, porém existem alguns outros cenários onde ela também se aplica, inclusive no financeiro. 

Em todas as suas aplicações, ela fala sobre coisas bem parecidas, visto que, assim como acontece na sustentabilidade ambiental, a financeira também aborda sobre o desperdício de recursos. Porém, quando se fala em recursos, você deve lembrar que eles se referem a tudo aquilo que as mantém ativa, como exemplo de alguns temos os recursos humanos, materiais, financeiros, entre outros. 

Após entender tudo isso, o que é uma empresa sustentável financeiramente? Então, uma empresa sustentável financeiramente é aquela que utiliza todos os seus recursos de uma maneira mais inteligente, aproveitando todos por completo, evitando qualquer despesa desnecessária. Ou seja, todas as empresas que aplicam a sustentabilidade financeira, atuam de forma estratégica, para que todas as suas necessidades atuais sejam atendidas e todas as do futuro já começam a ser planejadas. 

Se uma organização visa ter uma gestão mais eficaz, uma boa lucratividade e aproveitar todos os seus recursos para criar melhores estratégias, ter uma sustentabilidade financeira é algo fundamental. Pois, quando uma empresa consegue otimizar todos os seus recursos, ela consequentemente consegue gastar menos. Isso acontece porque a partir do momento que ela consegue explorar os seus recursos, ela não precisa mais fazer inúmeros investimentos, o que faz com que ela se torne mais sustentável e tenha mais lucros. 

Relação entre a transformação digital e a sustentabilidade financeira 

Em geral, a transformação digital é vista como uma ferramenta para alcançar a sustentabilidade. Isso acontece porque, quando uma empresa se beneficia das vantagens e ganhos gerados pela tecnologia, ela também consegue economizar ainda mais dinheiro e otimizar o aproveitamento de todos os seus recursos.

Um exemplo disso é a assinatura eletrônica, que é uma nova tecnologia que todas as empresas andam adotando para que todos os termos encontrados sejam assinados de forma remota, de forma muito mais prática, rápida e eficaz. Então, com o uso deste tipo de assinatura a empresa ainda tem um ganho sustentável que é a redução dos materiais que seriam utilizados nessas situações.

Esse é apenas um exemplo entre os milhares que existem, que causam diversos efeitos na realidade de uma empresa e também fora dela. 

Benefícios de conciliar a transformação digital e a sustentabilidade 

Como visto acima, esses conceitos andam juntos, pois a partir do momento que uma empresa decide implementar novas tecnologias para solucionar os seus problemas e aproveitar de alguns outros benefícios, ela também se torna sustentável. Então, abaixo listamos alguns benefícios que a empresa tem quando concilia esses dois conceitos.

  • Otimizar processos: Como já dito anteriormente neste artigo, um dos principais objetivos das empresas ao implementar tecnologias é ter uma agilidade maior nos seus processos, um exemplo disso é a assinatura digital. Pois através dela, o processo se torna muito mais rápido e com os mesmos efeitos dos que eram tidos quando era feito do outro modo. 
  • Reduzir custos: Em muitas gestões, essa é a principal vantagem obtida. Isso acontece porque o impacto das novas tecnologias é notável nas empresas, pois através delas é possível automatizar, digitalizar e agilizar todos os processos internos, o que reflete de forma direta na situação econômica da organização. Pois, essas vantagens além de garantirem uma lucratividade maior, ainda consegue alcançar a redução de custos. 
  • Minimizar fraudes: Esse também é visto como um benefício imprescindível, pois através desses novos modelos tecnológicos, ferramentas ou equipamentos há também um ganho em proteção. Isso acontece porque através da adoção de novas tecnologias há uma desmaterialização dos documentos, pois eles migram do papel para o digital, eliminando assim a incidência de fraudes, porque as tecnologias elevam de forma considerável a dificuldade para a aplicação de golpes e demais práticas fraudulentas.
  • Desmaterialização: Outro benefício, como foi dito acima, é a desmaterialização, pois ela reduz a necessidade de manter espaços e documentos físicos. Ou seja, ela combina tudo ao trabalho remoto, que faz as empresas adotarem posturas virtuais, economizando em diversos sentidos, como por exemplo na locação. Além disso, os documentos são ácidos de forma muito mais rápida, ficam mais seguros, tanto em relação às fraudes como em perdê-los, e ficam todos armazenados para serem acessados a qualquer momento e de qualquer lugar. 

Conclusão 

Por fim, podemos concluir que a transformação digital atualmente é algo fundamental dentro das empresas, pois acompanhar as novas tecnologias e ferramentas que são lançadas traz uma maior agilidade, segurança e responsabilidade, além de fazer com que os seus processos internos se tornem mais sustentáveis e eficazes. Outro fator também importante é que ao acompanhar essas novas tecnologias a empresa se torna mais competitiva, antenada e consegue satisfazer ainda mais os clientes. 

*Imagem de capa: Depositphotos

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Edson Carlos

Consultor de SEO da agência RankrUp, site especializado otimização para mecanismos de busca.