por Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.    |   09/01/2023

Óleo de corte para rosqueadeira: qual é a sua importância?

As rosqueadeiras são máquinas que servem para fazer roscas em conduítes, vergalhões e, especialmente, em tubos. Por envolverem pressões elevadas e forças de atrito para essa tarefa, o uso de um bom óleo de corte para rosqueadeira é fundamental para a operação.

Entenda mais sobre as rosqueadeiras e, principalmente, sobre a importância da lubrificação adequada para elas nesse artigo.

oléo de corte para rosqueadeira

Como funciona uma rosqueadeira elétrica?

As máquinas usam um cabeçote ao qual uma tubulação está conectada. Usando óleo lubrificante apropriado, uma ponta corta o tubo enquanto ele gira na velocidade desejada.

A rosca pode ser confeccionada em diferentes tamanhos e padrões na parte externa para garantir um ajuste perfeito.  

O processo pode ser feito em vários materiais como ferro, aço carbono, aço inoxidável e cobre. Porém, as roscas mais utilizáveis ​​e adequadas são feitas em tubos de aço carbono galvanizado.

O trabalho da máquina consiste em girar o tubo e direcioná-lo para realizar o serviço. Para completar, ela também age para lubrificar o material a ser processado. 

Além de uma máquina rosqueadeira bem ajustada, a qualidade da ferramenta e do óleo de corte para rosqueadeira são partes determinantes para se fazer uma boa rosca.

Qual a importância do óleo de corte para rosqueadeira no processo?

A importância do óleo de corte para rosqueadeira nos processos se justifica pelo fato das máquinas operarem sob alta pressão e em baixas velocidades. Tudo isso requer lubrificação contínua para obtenção de roscas de precisão.

Se for aplicado fluido na peça de acordo com as recomendações do fabricante, há lubrificação suficiente para resfriar a ferramenta e retirar os cavacos da área de corte. Assim, é possível promover a liberação dos canais de escoamento na ferramenta.


Continua depois da publicidade


Nos casos em que o rosqueamento é feito com cossinete, o atrito e a pressão são altos. Isso leva inevitavelmente à necessidade de usar óleo para rosqueamento e corte. 

A lubrificação com óleo de corte para rosqueadeira é muito importante para reduzir o atrito dinâmico entre a ferramenta e a peça de trabalho. Bem como, para reduzir a aderência em baixas velocidades de corte. 

É importante lembrar de evitar substâncias que sejam inadequadas para a lubrificação das ferramentas como água, graxa ou parafina. Esses produtos carecem das propriedades necessárias para lubrificação e resfriamento adequados ao rosqueamento de metal. Além disso, eles podem levar à quebra de filetes das roscas e acelerar o desgaste da ferramenta, causando danos desnecessários.

Para evitar problemas, o óleo de corte adequado forma uma película entre dois corpos. Sua ação geralmente aumenta a pressão hidrodinâmica na superfície e, assim, reduz o atrito entre as peças. 

É importante que o óleo de rosca e corte tenha alta resistência à água e alta proteção contra corrosão.

Quais são as qualidades desejáveis ​​de um óleo de corte para rosqueadeira? 

Para facilitar o processo, um óleo de corte para rosqueadeira deve apresentar as seguintes propriedades: 

  • Bom efeito refrigerante; 

  • Prolongamento da vida útil da ferramenta; 

  • Garantir boa lubrificação e máxima lubricidade em uso pesado; 

  • Dar um ótimo acabamento à peça; 

  • Ter propriedade antifricção; 

  • Devido às exigências de segurança do trabalho, o óleo de corte para rosca deve ser um produto que não agrida a saúde do operador; 

  • Também deve ter baixo impacto ambiental. 

A Cadium Lubrificantes possui uma linha versátil de lubrificantes industriais. 

São oferecidas uma série de óleos para roscas, entre eles os óleos de base mineral, de base sintética e de base vegetal. Este último é um lubrificante que atende aos mais rigorosos requisitos funcionais e ambientais. Vendemos inclusive lubrificantes para roscas expostas a altas temperaturas.

Conhecer a Cadium

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.