por Enrico Bertanha    |   26/04/2022

Chapas perfuradas e expandidas e sua ampla aplicação

Chapas perfuradas e expandidas trazem uma série de benefícios ao projeto. Leia o post, entenda o que são e quais esses benefícios.

As chapas perfuradas e expandidas foram pensadas para atender as mais diversas áreas. São materiais resistentes, com longa vida útil, mas acima de tudo versáteis.

Esses tipos de chapas são usados na construção civil, na arquitetura e na indústria, principalmente. 

O que é chapa perfurada e chapa expandida

Chapa perfurada. Imagem: Divulgação/Bepex

Começando pela chapa perfurada, que como o nome sugere, é uma chapa com furos, mas não é qualquer furo. As perfurações podem apresentar vários aspectos, desde redondos a hexagonais. 

Basicamente, é uma chapa de metal, geralmente aço, alumínio ou outra liga metálica resistente que recebe furos de acordo com o molde. Eles apresentam mesmo diâmetro, espessura e distância, de modo a se adequar às mais diferentes situações. 

Já a chapa expandida, é uma chapa maciça que passa pelo processo de expansão e ao final seu aspecto é semelhante ao de uma tela, com malhas em formato de losango, sem emendas. 

A produção da chapa expandida se dá com maquinário moderno, que realiza o processo de corte milimétrico e o estiramento das chapas maciças. O resultado permite seu uso em  uma infinidade de processos e estruturas. 

Chapa expandida. Imagem: Divulgação/Bepex

Principais aplicações

Construção civil 

Você tem hoje uma série de aplicações para as chapas perfuradas e expandidas na construção civil. É comum seu uso em estruturas como portões, portas, janelas, alambrados, fachadas de prédios, entre outros. 


Continua depois da publicidade


As malhas não são algo que se pode romper com um alicate, por exemplo. Além disso, trata-se de um material que, por não apresentar emendas, funciona como grades muito seguras. 

Arquitetura

Foi-se o tempo que as chapas de metal (todas elas) estavam restritas à parte estrutural das obras. Atualmente designers, arquitetos e engenheiros adotam esse tipo de material com um viés arquitetônico, capaz de trazer maior apelo estético, além de desenvolver projetos incríveis. 

É comum ver o uso de chapas perfuradas, que se pode fazer inúmeros desenhos, compondo fachadas, portas, paredes, guarda-corpos, escadas, enfim. Cada vez mais esse material, assim como as chapas expandidas, faz parte de decorações de muito bom gosto, versáteis e acima de tudo funcionais. 

Estruturas suspensas

As chapas perfuradas também são indicadas para estruturas suspensas. É muito comum sua aplicação para desenvolver plataformas, mezaninos e pisos suspensos, entre outras estruturas. 

Trata-se de um material que vai facilitar a instalação desse tipo de estrutura, pois é relativamente mais leve que determinados materiais, é resistente, suporta grandes pesos, possui grande vida útil e é mais fácil de fazer a manutenção. 

A instalação é mais simples do que se for construída uma laje, por exemplo, o que exige menos recursos, mão de obra, aumentando o custo-benefício total.  

Indústria 

A indústria emprega as chapas expandidas e perfuradas em mais de uma frente, começando pela parte estrutural. Você tem hoje chapas usadas para fabricação de containers especiais, câmaras frias, divisões industriais, entre outras especificidades.  

Outro ponto importante é a filtragem de líquidos, grãos e solutos em geral. As chapas expandidas são especialmente utilizadas para a filtração, inclusive de produtos químicos por conta de sua estrutura e material de fabricação. 

É possível encomendar diretamente com o fornecedor chapas com a abertura de malha ideal para sua necessidade, tornando esse material uma peça indispensável na filtragem. 

Vantagens das chapas expandidas e perfuradas

Agora que já conhece as principais aplicações, vamos às vantagens gerais desses dois materiais. 

Versatilidade

Como visto, as chapas perfuradas e expandidas são extremamente versáteis, além de adaptáveis de acordo com o projeto. Você pode encomendar o modelo ideal conforme a necessidade, sem ter que fazer adaptações para isso. 

Isso quer dizer que independente da demanda, você pode contar com a eficiência desses materiais. 

Instalação rápida

A instalação é o ponto-chave aqui. Não é preciso demandar muitos recursos ou pessoal para fazer sua instalação. É lógico que isso vai depender da estrutura, mas em geral, para a fixação são usados diferentes recursos, como rebites, soldas ou parafusos, o que reduz a mão de obra, bem como o tempo de execução. 

Durabilidade

Com alta resistência, essas chapas apresentam vida útil muito elevada. São produzidas com ligas metálicas resistentes e sua configuração evita o acúmulo de sujeira. Ademais, a manutenção e limpeza são relativamente simples, exigindo apenas um pano úmido e dependendo da região, pode ser necessário o uso de lubrificante para evitar a ação corrosiva. 

Garantia de adequação ao projeto

O desenvolvimento das chapas expandidas e perfuradas segue um padrão rígido de produção, a fim de assegurar o formato, dimensões e especificidades de acordo com o planejado. 

Com isso é possível ter a peça ideal para aquele fim, já pronta para a instalação, o que evita cortes, adaptações e retrabalhos. 

Ótimo custo-benefício

Por alto, essas chapas são leves quando comparadas a outros materiais semelhantes, podem ser transportadas e armazenadas com maior facilidade, apresentam fácil instalação e manutenção. 

No final, mesmo que o valor seja mais elevado que outro material, as vantagens podem superá-lo. Basta colocar na balança todos esses benefícios e sua vida útil elevada, e verá que está fazendo um ótimo negócio. 

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Enrico Bertanha

Diretor da Bepex, tem mais de 20 anos de experiência em fabricação e aplicações de chapas expandidas e perfuradas na decoração.