Thumb_logos-welle-blue
Welle Laser    |   28/02/2022   |   Academia do Laser   |  

O que você precisa saber antes de comprar uma máquina de marcação ou gravação a laser

Com o aumento contínuo das demandas da indústria, a necessidade da melhoria de processos, integração de novos produtos, máquinas e equipamentos batem à porta das empresas cada vez mais rápido.

A partir do momento que o problema é identificado e o investimento em equipamento é decidido, os responsáveis da compra encaram um grande dilema, pois terão que se informar sobre as principais opções disponíveis no mercado – e isso inclui soluções com tipos de tecnologias diferentes.

O importante é ter calma, pois uma compra errada pode significar dor de cabeça e perdas, enquanto uma boa decisão vai alavancar o crescimento e cortar custos.

Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber antes de comprar uma máquina de marcação/gravação a laser para ajudar na sua decisão de compra. Confira:

1) Área de trabalho

Antes de comprar uma máquina de gravação a laser, é essencial saber qual é a área de trabalho da gravação que será realizada, para decidir quais as especificações ideias e modelo de máquina que você irá comprar.

Por exemplo, teremos uma variação da lente, já que a cabeça do laser de fibra óptica funciona como uma lupa, e quanto mais próximo o objeto estiver, mais difuso será o ponto focal do feixe.

Ou seja, se o foco está muito longe (caso da lente 290x290mm por exemplo) não significa que o feixe fica disperso mas que a gravação terá uma característica mais "superficial" enquanto na lente de 100x100mm, o objetivo é uma marcação em baixo relevo.

Isto significa que você deve verificar muito bem qual a necessidade específica de marcação, quanto à área, porque alguns modelos têm uma distância focal muito estreita, ou uma área de gravação de trabalho pequena, impedindo que você grave produtos grandes e aplicações diferentes. Se você quiser garantir a área de trabalho certa para suas aplicações, entre em contato conosco.

2) Material a ser gravado ou marcado

Outra questão importante é o material a ser trabalhado. Diferentes materiais reagem de formas diferentes à certas fontes de laser, potências ou parâmetros.Seu crescimento prevê expandir para novos mercados, incluindo novos produtos ou diferentes materiais? Fique atento aos tipos de materiais que podem ser marcados pela máquina. O ideal é conversar com o fornecedor e realizar testes antes da compra.

3) Fonte de energia

A fonte de fibra óptica é um detalhe essencial na compra de uma máquina a laser de gravação por fibra ótica, isto em grande parte para o poder de gravação. Destes depende o Khz, e a onda de luz, estes dois definem a capacidade de profundidade e resolução com a qual se pode gravar uma superfície.

4) Integração e outras funções

Ao comprar uma máquina de gravação em fibra óptica, você deve ter em mente quantas funções você pode acrescentar após a compra de sua máquina. Isso significa que você deve comprar uma máquina com extensão de software e hardware a longo prazo.


Continua depois da publicidade


Exemplo: A maioria das máquinas asiáticas convencionais não tem opções de gravação automática nas linhas de montagem, limitando a gravação apenas a placas pequenas. O que torna muito difícil atualizar suas máquinas com hardwares diferentes no futuro, caso sua produção necessite aumentar a velocidade. 

5) Velocidade de gravação

A velocidade de gravação é relativa ao poder da fonte de potência da fibra óptica, quanto mais potência, mais velocidade de gravação, isto significa que uma fibra óptica de 10W com gravação de 4000 mm por segundo só pode atingir essa velocidade usando um poder de gravação máximo e com um resultado de gravação ruim.

Isso significa que quanto maior o poder, maior a velocidade de gravação se, se você estiver procurando gravar com altas velocidades em uma linha de produção, é melhor pensar em comprar um laser de fibra óptica com pelo menos 20W de potência em diante.

6) Garantia e suporte

Além da durabilidade, é importante consultar qual o suporte oferecido. Verifique se é local e em português, principalmente para casos de importações. Constatamos que muitos fabricantes de máquinas não se preocupam com o pós-venda, deixando empresas em situações de máquina parada por longos períodos – o que equivale a prejuízo por baixa produtividade.

Marcação com a Welle Laser

As máquinas de marcação da Welle são de fabricação nacional e pontuam muito bem em todos os itens listados acima. Os equipamentos são 100% fibra óptica, ou seja, o laser é gerado e conduzido por fibra. Isso faz com que não haja custos escondidos na máquina, pois basta ligá-la na tomada e começar a marcar.

Também temos vantagens com relação à durabilidade das soluções, que são robustas e preparadas para ambientes industriais, além de contarem com um laser com expectativa de vida útil de 100.000 horas. O projeto e tecnologia de ponta fazem com que haja baixíssimo custo de manutenção (quase nulo).

Nossas máquinas marcam metais, polímeros e compósitos de forma permanente, com alta precisão e velocidade impressionantes e também podem realizar micro-usinagem. Nossas linhas possuem estações de trabalho completas, soluções compactas de mesa e OEMs.

Temos clientes de indústrias variadas: montadoras, fabricantes de eletroeletrônicos, instrumentais cirúrgicos, ferramentarias, peças de construção, empresas de brindes, agropecuárias, prestadores de serviços entre muitos outros.

Você provavelmente já entrou em um carro fabricado no Brasil com peças marcadas com uma das máquinas da Welle. Seu fogão, geladeira e forno também têm grandes chances de ter marcação feita em uma máquina Welle, já que estamos presentes nas maiores fábricas do país.

Caso a sua empresa possua máquinas que não contam com o que há de mais moderno em tecnologia para marcação e gravação, a Welle Laser propõe a realização de um estudo detalhado sem custos, que demonstrará o ganho que a tecnologia do laser de fibra, produzido por uma empresa brasileira, pode proporcionar.

Para fazer um estudo detalhado ou saber mais sobre tecnologia, entre em contato conosco através do link abaixo, ou venha nos visitar nos Stands na Interplast em Joinville ou na FEIMEC em São Paulo.

Saiba mais. Entre em contato conosco

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Comentários