por Aloisio Arbegaus    |   23/02/2022

Inovação sustentável é chave para manter indústrias competitivas

85% dos brasileiros se sentem melhor comprando produtos sustentáveis.

Aderir práticas sustentáveis na indústria é uma necessidade latente diante do atual cenário mundial, pois com a escassez de recursos naturais, esse assunto está cada vez mais em  pauta.  

Alguns fatores levaram à urgência da sustentabilidade. Entre eles está o aumento de tecnologias  usadas no dia a dia que impactam os recursos naturais, como é o caso dos meios de transporte. 

Outro fator que conta muito é o aumento exorbitante de descarte de eletrônicos, que ficam  obsoletos e são substituídos por novas versões mais rapidamente. Diante dessa nova realidade, a sociedade aos poucos começou a perceber o impacto no meio ambiente e assim iniciou a busca  por reverter essa situação. 

Em uma pesquisa da empresa FT Focus feita com mais de 300 líderes corporativos do mundo  todo, 56% dos entrevistados responderam que entendem a importância de integrar os princípios da sustentabilidade ao desenvolvimento de seus produtos e serviços. 

Desafios da inovação sustentável 

O intuito da inovação sustentável é estimular as empresas a serem mais escaláveis, impactando  positivamente a sociedade e o ambiente em que vivem. Mas como fazer isso? Reduzir o  desperdício, usar materiais menos poluentes e utilizar a tecnologia como aliada são exemplos. 

Por exemplo, com soluções APS para planejamento virtual é possível simular a produção antes mesmo de pôr em prática, calculando melhor o uso dos recursos que serão necessários e  assim evitando extravios desnecessários. 

Além disso, um dos grandes desafios da sustentabilidade é diminuir a incidência de descartes.  Segundo uma pesquisa da ONU, 99% dos produtos que compramos são jogados fora dentro  de seis meses.  


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Sabendo que o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, é necessário pensar formas de alterar os produtos. Algumas empresas já trocaram a utilização de plásticos descartáveis por  papel semente ou plásticos biodegradáveis. 

Os consumidores e a sustentabilidade 

Atualmente, os consumidores esperam ações ambientais vindas das marcas e têm feito cada  vez mais escolhas com base em processos de produção sustentáveis.  

Segundo uma pesquisa, 85% dos brasileiros se sentem melhor comprando produtos sustentáveis. Então, seguindo uma cadeia produtiva mais eco, a empresa torna-se mais competitiva. 

Além disso, práticas ligadas à sustentabilidade trazem engajamento com a marca. Tanto por  parte dos consumidores quanto dos colaboradores, que, mais engajados, tendem a trabalhar com  melhor produtividade. 

Pilares da inovação sustentável 

Vale ressaltar que existem três pilares de inovação sustentável. O pilar social diz respeito ao  capital humano envolvido com a empresa. Sejam os funcionários, clientes, parceiros, ou  qualquer outra pessoa que se encontre no meio do processo produtivo.  

No caso dos colaboradores, é preciso levar em conta a segurança no trabalho, a saúde física e  mental e o bem-estar. Assim como a saúde dos consumidores deve estar resguardada ao usufruir  do produto ou serviço produzido pela empresa. 

Já o pilar ambiental condiz a projetos, políticas e ações voltadas para minimizar o impacto causado pelos processos da fábrica à natureza. Principalmente quando o serviço/produto explora  recursos do meio ambiente, precisa buscar formas de reverter o prejuízo.  

Por último, o pilar econômico da inovação compreende a capacidade da instituição manter sua  escalabilidade e ainda evitar extravios à natureza. Ou seja, pensar seus processos de forma  inteligente, obtendo lucros e distribuindo seus produtos e serviços ao maior número de pessoas.  

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Aloisio Arbegaus

Diretor Comercial da Teclógica.