por Karina Pizzini*    |   11/02/2022

Saiba como melhorar a colaboração de engenharia em seus projetos de desenvolvimento de produtos

Coordenar um projeto que envolva disciplinas de engenharia pode ser um desafio para muitas equipes. Gerenciar as demandas, ordenar as prioridades, organizar as informações e sincronizá-las, em tempo real, com fornecedores e clientes e toda equipe de forma eficiente, definitivamente, exige uma ação estratégica da organização. Embora o desafio seja grande, é possível superá-lo com algumas tecnologias que o ajudam a trabalhar de forma colaborativa e eficiente. 

Para auxiliar as organizações na gestão eficiente de projetos de engenharia que envolvem diferentes disciplinas, a Siemens promoveu um e-book no qual apresenta insights sobre o uso de tecnologias para ajudar os coordenadores, entre elas: Gêmeos Digitais; coordenação de engenharia ECAD e MCAD com plataforma PLM; e SaaS PLM baseado em Nuvem.

O e-Book da Lifecycle Insights, “Como coordenar o projeto entre as disciplinas de engenharia”, descreve como você pode:

  • Melhorar a coordenação entre a engenharia mecânica para projetos mais eficientes;
  • Melhorar a colaboração com outros domínios de design para garantir que todos os requisitos sejam atendidos;
  • Cooperar com fornecedores e clientes em tempo real com os dados mais atualizados;
  • Aproveitar uma fonte segura e precisa de informações de design entre domínios em todas as etapas do processo.

Spoiler

Como você pode melhorar a colaboração de engenharia para transformar seu processo de desenvolvimento de produtos para melhor?


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A colaboração se torna mais fácil quando engenheiros de todas as disciplinas, fornecedores e clientes trabalham juntos usando informações em tempo real encontradas no gêmeo digital. As organizações que usam a tecnologia experimentam os benefícios quase imediatamente, descobrindo que podem concluir um design de produto melhor com um tempo de lançamento no mercado mais menor.

As equipes de projeto de produto usam uma variedade de ferramentas de software de projeto assistido por computador mecânico (MCAD) e projeto assistido por computador eletrônico (ECAD) para concluir um projeto. Uma solução moderna de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) pode gerenciar projetos de diferentes pacotes CAD - e permitir que os engenheiros visualizem projetos e garantam que todos estejam trabalhando com os mesmos dados atualizados.

O mesmo serve para trabalhar de forma colaborativa com todos os envolvidos no projeto, para além da equipe de engenharia - clientes, fornecedores e funções não relacionadas à engenharia, como marketing e vendas. As plataformas modernas de PLM resolvem os desafios de trabalhar junto e colaborar usando as mesmas informações atualizadas, tornando as informações acessíveis a pessoas dentro e fora da organização para manter todos na mesma página.

O PLM de Software como Serviço (SaaS) baseado em nuvem oferece uma solução personalizável para grandes corporações e pequenas e médias empresas com muitos benefícios: eficiência; produtividade; implementação rápida; colaboração estendida; e segurança. Com uma solução SaaS PLM instalada, todos os envolvidos no desenvolvimento de produtos obtêm acesso rápido e fácil aos dados de que precisam com pouco ou nenhum suporte de TI.

Confira todos os insights no e-book (em inglês) disponibilizado pela Siemens.

*Artigo desenvolvido com exclusividade para a Siemens Digital Industries Software.

Baixe o e-book aqui!

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Karina Pizzini*

Jornalista, Mestre em Comunicação, Editora e Redatora do Portal CIMM e Ind. 4.0