por Sam Adham    |   07/02/2022

Mercado global de baterias para veículos leves dobrou de tamanho em 2021

O mercado global de baterias para veículos leves dobrou de tamanho em 2021 para 289 GWh. Mais da metade da demanda global foi proveniente da produção de veículos na China. Os BEVs responderam por 87% da demanda, e essa participação continua aumentando.

Fábricas de células de bateria em todo o mundo já estão trabalhando em sua capacidade máxima, e as notícias de fornecedores – grandes e pequenos – tem sido um fluxo constante de anúncios visando expandir a capacidade de produção o mais rápido possível.

Um terço do mercado de baterias BEV de 2021 foi fornecido pela CATL, agora o principal fornecedor de células que ultrapassou a Panasonic e a LG Chem, graças ao seu sucesso no crescente mercado chinês. A preferência da CATL por células prismáticas resultou neste formato em impressionantes 53% do mercado (acima de 38% em 2020).

Embora quase três quartos do mercado continuasse a ser dominado por esses três fornecedores, a cadeia de suprimentos de células tornou-se cada vez mais diversificada, com OEMs adquirindo vários fornecedores e até então pequenos fornecedores na China subindo no ranking e estabelecendo planos globais extremamente ambiciosos para expansão .

Um quarto da capacidade da bateria do BEV e um quarto do uso de lítio em baterias foram consumidos pela Tesla. Em seguida veio o Grupo Volkswagen, mas com apenas metade desse valor.

LFP continuou seu ressurgimento na China e chegou muito perto de ser a química dominante, devido a avanços tecnológicos como Cell-to-Pack, células longas estilo 'Blade' e o uso de LFP em modelos chave de alto volume, como o Tesla Model 3 /Y, Wuling Hongguang Mini, e agora a maior parte da formação da BYD.

A Tesla até começou a importar baterias LFP para instalação em seus veículos 'Standard Range' construídos nos EUA no final do ano passado, na tentativa de aliviar os gargalos de produção no curto prazo e mitigar o impacto dos altos preços do níquel no futuro.


Continua depois da publicidade


Apesar disso, os produtos químicos à base de níquel ainda detinham a maior participação em termos de GWh (79%) e, por várias razões, esperamos que o crescimento LFP seja menos profundo em 2022 e 2023. Vários modelos BEV emblemáticos a serem construídos fora da China usarão NMC/ A NMCA e, com exceção da Tesla, o surgimento da primeira produção de modelos convencionais equipados com LFP fora da China não ocorrerá até por volta de 2024.

A América do Norte ainda é o mercado de alto níquel, impulsionado pelas expectativas de alcance dos consumidores e, no final do ano, viu a pré-produção dos primeiros exemplos de células de níquel super alto: NMC 90, NMCA 90, e NCA 91.

Europa, Japão e Coréia continuaram com o NMC 622, mas estão passando por um influxo de 811 em modelos recém-lançados.

A SVOLT da China trouxe as primeiras células livres de cobalto à base de níquel ('NMx') para o mercado no final do ano passado. Todos os olhos estarão voltados para o ORA Cherry Cat da Great Wall, a cobaia dessa tecnologia inovadora. A previsão para células livres de cobalto com alto teor de níquel e alto teor de manganês traz riscos positivos e negativos em igual medida.

Naturalmente, o uso de lítio aumentou em linha com o crescimento geral das baterias (+100% A/A) e o aumento dos preços certamente refletiu isso. O fornecimento de lítio continuará sendo o principal obstáculo para a indústria de BEVs, tanto no curto prazo quanto no final da década.

A demanda por baterias está fortemente correlacionada às vendas de BEVs e, portanto, olhando para 2022 e 2023, a taxa de crescimento provavelmente será menos espetacular, mas ainda significativa, em um setor ainda dominado pela China.

*Artigo original disponível aqui.

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Sam Adham

Analista Senior da Powertrain*