por Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.    |   17/01/2022

O que é importante saber sobre a Lubrificação de Rolamento e Mancal?

As caixas de mancais confeccionadas para a fabricação de motores industriais podem conter em seu interior rolamentos de rolos ou de esferas, sendo projetadas para receber uma lubrificação com graxa ou com óleo.

A função do lubrificante para rolamento é a de minimizar a formação do atrito entre as partes metálicas, protegendo as superfícies dos rolamentos e mancais contra a corrosão, além de ajudar na selagem do equipamento para evitar que ocorra a entrada de compostos contaminantes.

Os fatores que norteiam a escolha do óleo para lubrificação de rolamento são: a velocidade de rotação, a temperatura e a carga a que o mancal ou rolamento é submetido.

A grande maioria dos equipamentos industriais operam com rotações entre 60 e 3.600 r.p.m. (rotações por minuto). Para as operações realizadas em baixa rotação é indicado o uso de um óleo lubrificante para rolamento mais viscoso, sendo que para os equipamentos submetidos a altas rotações um lubrificante para rolamento com menor viscosidade é o mais indicado.

Óleo Lubrificante para Rolamento: quando devemos usar?

A aplicação do óleo lubrificante para rolamento é necessária quando o calor gerado pelo rolamento é dissipado para fora do equipamento. Quando são observadas condições de trabalho sob altas temperaturas e velocidades é indicado o uso de um óleo para lubrificar rolamento para prolongar a vida útil do equipamento.

A utilização do óleo de lubrificação para rolamento deve ser prioritariamente realizada através da escolha da viscosidade do óleo lubrificante.


Continua depois da publicidade


Um óleo para lubrificar rolamento que apresenta uma baixa viscosidade gera torques de partidas mais baixos. Isso possibilita que o equipamento atinja rotações mais elevadas, além de contribuir para a melhora da refrigeração do sistema. Já um óleo lubrificante para rolamento que possua uma viscosidade mais elevada proporciona o aumento da capacidade de carga, de trabalho e a vida útil dos rolamentos. A viscosidade e um óleo para lubrificar rolamento é a propriedade mais importante do lubrificante e deve ser selecionada levando-se em consideração a rotação do equipamento, a temperatura, a carga que este será submetido e o ambiente que será realizada a operação. 

Óleo de Lubrificação para Rolamento: conhecendo um pouco mais o produto

Para exercer corretamente a sua função de lubrificação, um bom óleo para lubrificar rolamento possui uma aditivação antiespumante, de extrema pressão e antioxidante para evitar que a corrosão danifique as superfícies metálicas dos componentes do sistema.

Normalmente os rolamentos e mancais estão sujeitos a receberem cargas excessivas, e para evitar que ocorra um desgaste excessivo, o óleo para lubrificar rolamento recebe um pacote de aditivos que inclui uma aditivação antidesgaste que visa melhorar a estabilidade da película e diminuir o contato metálico.

O óleo para lubrificação de rolamento de base mineral, formulado a partir da mistura de óleos básicos derivados do fracionamento e refino do petróleo é o lubrificante mais utilizado devido ao seu baixo custo e bom desempenho. Para a indústria hoje são disponibilizados dois tipos de óleo mineral para rolamento, a saber:

  • Óleo mineral para rolamento naftênico: é um produto formulado com óleos básicos naftênicos, sendo indicado para a lubrificação de equipamentos que operam sob baixas temperaturas. O óleo mineral para rolamento de base naftênica possui a desvantagem de apresentar incompatibilidade com alguns elastômeros das vedações; 
  • Óleo mineral para rolamento parafínico: formulado com óleos minerais parafínicos, é um produto versátil indicado para variadas aplicações como a lubrificação de redutores e engrenagens abertas ou fechadas, mancais planos, entre outros. O óleo mineral para rolamento de base parafínica não tende a oxidar mesmo em condições de temperaturas elevadas, mas seu uso em baixas temperaturas não é indicado, pois ele tende a se sedimentar.

Também está disponibilizado no mercado, o óleo lubrificante para rolamento formulado a partir de compostos sintéticos, sem a adição de óleos básicos minerais na formulação. Por ser um lubrificante de custo mais elevado, é indicado para aplicações específicas, onde não é desejado o uso de um óleo lubrificante para rolamento formulado à base de derivados do petróleo. 

  • Óleo lubrificante para rolamento sintético formulado à base de PAO (polialfaolefinas): é um lubrificante que desempenha as mesmas funções que o óleo para lubrificar rolamento de base mineral, porém é quimicamente mais estável e apresenta um melhor desempenho tanto em temperaturas altas como nas muito baixas, sendo compatível com a maioria dos componentes de vedações dos equipamentos. 
  • Óleo para lubrificação de rolamento sintético a base de Éster: lubrificante que apresenta uma alta resistência térmica e um excelente comportamento sob baixa temperatura, sendo utilizado em aplicações industriais onde se necessita de um produto que seja facilmente biodegradável. O óleo para lubrificar rolamento a base de éster tem grande utilização na lubrificação de motores de aeronaves, turbinas a gás, bem como em sistemas de engrenagens de bombas utilizadas em plataformas marítimas, equipamentos de mineração, entre outros. 
  • Óleo para lubrificar rolamento sintético a base de PAG (polialquilenoglicol): há indicativos técnicos que afirmam que o óleo sintético para rolamento a base de PAG apresenta um melhor desempenho, pois é um produto altamente polar, o que significa que ele fornece uma afinidade adicional à superfície metálica sem a necessidade de uso de aditivos, formando um filme lubrificante difícil de ser rompido, reduzindo o atrito entre as parte metálicas, aumentando consideravelmente a lubrificação em comparação com outros óleos.

Como lubrificar os rolamentos?

Se você necessita de informações técnicas de como lubrificar rolamento, ou se está necessitando de uma ajuda para escolher o óleo lubrificante para rolamento que melhor atenda a sua necessidade de lubrificação, entre contato com a CADIUM. Possuímos uma completa linha de óleo para lubrificação de rolamento de base mineral e sintética. Nossa equipe técnica está aguardando o seu contato para tirar todas as suas dúvidas e indicar o melhor lubrificante para rolamento. Aguardamos o seu contato através do e-mail [email protected], ou pelos telefones 11-4047-9292 (PABX) / 11-97130-3099 (WhatsApp).

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.