por Gabriela Pederneiras    |   05/10/2021

Auditoria industrial ganha novas ferramentas durante a pandemia

Digitalização dos processos de auditoria ajuda a agilizar e manter a eficiência da atividade.

A auditoria industrial é um processo de averiguação da qualidade de um método de trabalho, sistemas, processos ou ainda da conformidade de produtos ou serviços. Ela deve ser independente e sistemática, podendo ser executada por equipes da própria empresa ou externas. 

Assim como quase todos os produtos e serviços, as auditorias industriais tiveram que se adaptar durante a pandemia. Para possibilitar que o trabalho fosse executado com a mesma qualidade, só que à distância, as tecnologias e inovações foram essenciais para essa atividade. 

Isso porque, as indústrias não podiam ficar sem as auditorias. Uma vez que elas trazem benefícios constantes a produtividade e qualidade de seus processos e produtos - características essenciais durante a pandemia, período em que a maximização dos lucros, atrelada à segurança, viraram prioridade. 

Alguns benefícios da auditoria industrial são:

  • Prevenção de problemas e prejuízos;
  • Rastreabilidade durante o processo produtivo;
  • Identificação de falhas nos processos de uma empresa; 
  • Garantia da qualidade final do produto;
  • Rotinas de trabalho estáveis e eficientes. 

Auditoria industrial ganha apoio da tecnologia

Para continuar trazendo tais benefícios para as indústrias, mesmo em um modelo remoto, as auditorias tiveram que se reinventar durante a pandemia. A KPMG, organização global com serviços de auditoria, destaca em relatório algumas dessas mudanças.

A assinatura digital com validade legal é um dos principais recursos que mantiveram os serviços auditáveis nesse período, ao lado do monitoramento digital, em tempo real, de cada uma das etapas de confirmação do trabalho de auditoria. Para se ter ideia. a empresa informou que, em 2020, 33 mil assinaturas foram recolhidas de forma on-line e 52 mil confirmações foram enviadas pelo sistema.

O monitoramento de inventário remoto também se tornou um aliado dos auditores. Com mecanismos digitais de contagem dos itens e aplicativo para registro desse trabalho, a atividade pode ser feita 100% a distância. 


Continua depois da publicidade


Outras tecnologias que estão sendo implementadas usam análise de dados, inteligência artificial e robotização para processar grandes volumes de dados. A KPMG Cognitive, por exemplo, usa IA para fazer a leitura e avaliação de diversos documentos ao mesmo tempo. 

A pandemia provou que todos os setores podem se reinventar. Com o apoio da tecnologia, a auditoria industrial tende a ser um serviço ainda mais presente dentro das empresas e, muitas vezes, automatizado. Assim, é possível garantir a constância da qualidade dos processos e produtos. 

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gabriela Pederneiras

Redatora do Portal CIMM e do Ind. 4.0, Jornalista e Assessora de Imprensa.