por Gabriela Pederneiras    |   13/08/2020

Mercado exige cada vez mais soft skills para engenheiros

Além das novas tecnologias, profissionais devem também se preocupar em aprimorar suas habilidades em comunicação, trabalho em grupo e outras..

Em um mercado dinâmico, se reinventar é palavra-chave. As empresas, em seu dia a dia, exigem dos formados em engenharia muito mais do que os conhecimentos aprendidos na faculdade. Isso porque as novas tecnologias  aparecem de forma constante, exigindo que esses profissionais estejam habituados, por exemplo, com operacionalização e gestão por meio de aplicativos, softwares e robôs. 

Além do conhecimento técnico, os engenheiros ainda precisam ter habilidades de gestão de processos, eliminação de riscos, otimização da cadeia produtiva, aplicação dos conceitos da indústria 4.0, entre outros. Assim, podem assumir cargos mais estratégicos, sugerir adequação a técnicas mais modernas de produção, implementação de novas ferramentas, utilização de materiais  inovadores e melhorar a forma como a indústria entrega seus produtos, sempre de modo mais otimizado, rápido e econômico. 

Soft skills são cada vez mais exigidas

O comportamento e a forma  como a pessoa se comporta perante o trabalho também são fatores que  precisam estar em constante evolução. Hoje, o mercado olha muito para as chamadas soft skills, ou seja, habilidades comportamentais que  facilitam o trabalho em equipe e eficiência. 

De acordo com um estudo da Indeed, referência de pesquisa com base no banco de dados de anúncios de vagas de emprego, as oito soft skills mais procuradas em engenheiros são:

  • Capacidade de resolução de problemas;
  • Saber trabalhar sob pressão;
  • Trabalho em equipe;
  • Criatividade;
  • Boa comunicação;
  • Atenção aos detalhes;
  • Constante atualização de conhecimentos;
  • Capacidade de liderança.

Esteja sempre à frente no mercado

Para se tornar um engenheiro completo de acordo com as necessidades do mercado, portanto, é preciso estar sempre se atualizando. Confira as sete universidades federais que, de acordo com o Ministério da Educação, apresentam os melhores programas de engenharia - graduação e especialização:

  • USP: Engenharias de Automação e Controle, Mecatrônica, Produção, Computação, Telecomunicação
  • UFRJ: Engenharias Eletrônica e de Computação, Elétrica, Controle e Automação, Química, Computação e Informação, Produção e Pós-Graduação na Coppe 
  • UNB: Engenharias de Redes de Comunicação, Computação, Produção, Elétrica, Mecatrônica, Mecânica, Software, Eletrônica
  • UFSC: Engenharias de Computação, Controle e Automação, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Química, Produção Mecânica e Mecatrônica
  • UFMG: Engenharias Elétrica, Mecânica, Produção, Sistemas e Controle e Automação
  • UFPB: Engenharias de Produção, Mecânica e Química
  • UFRGS: Engenharias Mecânica, Controle e Automação, Elétrica, Química, Produção e Computação

Cursos especializantes e técnicos

Além dos programas tradicionais de engenharia, existem cursos técnicos e especializantes que ensinam habilidades pontuais aos engenheiros. No ramo das novas tecnologias, por exemplo,  existem muitas plataformas que oferecem cursos completos, veja algumas:


Continua depois da publicidade


Edx -  a plataforma é uma parceria de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e oferece cursos nas áreas de  Data Science, programação, blockchain, Internet das Coisas, entre outros.  Nesse caso, as aulas são gratuitas mas se paga para emitir um certificado;

Udemy - renomado site de cursos onlines oferece aulas sobre machine learning, data science, big data, entre outros.

Saindo do campo das plataformas online, o Senai, apresenta diferentes cursos para quem quer se especializar nessa área. A  instituição oferece especialização em forma de cursos técnicos e pós-graduações. Além de estar sempre em consonância com as tendências de mercado, os cursos também abrangem as soft skills. 

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gabriela Pederneiras

Redatora / Jornalista / Assessora de Imprensa