por André Junges    |   06/12/2018

XaaS: a influência da nuvem no consumo de tecnologia

A Era do tudo como um serviço já começou. Com a evolução das tecnologias de computação em nuvem, hoje é possível oferecer e usufruir de diversos softwares e tecnologias como um serviço, sem a necessidade de realizar aquisições. Tudo como um serviço nada mais é do que a tradução da expressão Everything as a Service, representada pela sigla XaaS, e que designa as possibilidades ilimitadas de consumir as mais diversas tecnologias, da mesma forma que você consome cloud computing, ou seja, como um serviço. Para ficar mais claro, imagine que um cliente contrata um serviço onde a empresa fornece o notebook e o suporte tecnológico, tudo com uma única mensalidade, e o notebook nao é do cliente. Esse é um caso de XaaS.

Lembra dos negócios no modelo de Softwares as a Service, conhecidos como SaaS? São aqueles produtos ou serviços que você utiliza diretamente baseado na web e que são gerenciados pelo próprio fornecedor da tecnologia. O formato de pagamento costuma ser diretamente relacionado ao modelo de receita recorrente, que é quando, ao contratar a tecnologia, o cliente faz a assinatura e paga um valor mensal ou anual para a empresa fornecedora, gerando maior previsibilidade de receita e de mensuração de riscos ao negócio. Alguns exemplos de serviços neste modelo podem ser softwares para gestão empresarial, automação de marketing, gerenciamento de vendas, entre diversas outras possibilidades. Junto ao modelo de SaaS, integram o rol de soluções mais conhecidas no universo de entregas como serviço os conceitos de Infrastructure as a Service (IaaS) e Platform as a Service (PaaS). O que todos têm em comum, no entanto, é a mudança do conceito de aquisição para o conceito de consumo, onde você não investe e imobiliza produtos, mas sim realiza contratos baseados em entregas e indicadores. 

Por meio do modelo de negócio XaaS, o cliente passa a consumir o que ele precisa, ao invés de adquirir somente produtos, além de contar com todo o suporte necessário para a solução que ele está contratando. Funciona como o exemplo que usamos anteriormente onde, assim como um software, fornecedores criam produtos de alta complexidade com as mais variadas opções. Nas modalidades de entregas como serviço (XaaS, SaaS, IaaS, PaaS), o cliente contrata um software, por exemplo, sem ter que adquirir infraestrutura, gerir banco de dados, monitorar servidores e etc. Outro exemplo pode ser identificado quando falamos do mundo de segurança cibernética. Nesse caso, clientes que tradicionalmente adquirem tecnologias como firewall, IPS, anti-malware, SIEM, escaneamento de vulnerabilidades etc., precisam realizar grandes investimentos. Além disso, precisam de equipes dedicadas ao tema de segurança, realizando a gestão dessas tecnologias, a implantação e o controle das práticas relacionadas ao assunto. Se, ao invés disso, o cliente contratar um único serviço que entrega todas as tecnologias necessárias, processos e procedimentos relacionados, bem como uma equipe especializada para suportar as demandas de segurança, temos um exemplo de negócio no modelo XaaS.


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Uma das principais vantagens de contratar uma solução no modelo XaaS é que as empresas podem dedicar seus esforços para suas atividades fim e sem precisar preocupar-se com os cuidados necessário de infraestrutura e manutenções. Além disso, os custos podem ser altamente reduzidos, considerando que a empresa deixa de investir na aquisição e pode utilizar todos esses recursos de forma otimizada, pagando pelo serviço. Por conta da utilização da automação de grande parte das ações nesses softwares e plataformas, o cliente que adota um negócio no modelo XaaS consegue ter retornos muito mais rápidos de seus fornecedores, apoiando na solução de problemas ou dificuldades e facilitando muito mais o dia a dia do negócio.

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
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André Junges

Perfil do autor

Diretor de Marketing e Vendas da Microservice A Microservice, de Blumenau (SC), é uma empresa de tecnologia provedora de soluções e serviços gerenciados e atua nas linhas de Operações de TI, Cibersegurança, Cloud e Infraestrutura e Negócios Digitais. Focada em suporte e automação de atividades, a empresa possui mais de 150 certificações e 950 clientes, como: FIESC, Havan, WEG e Celesc.