31/10/2018

Existe momento certo para o investimento em novas máquinas?

Para muitas indústrias, a solução para os problemas em momentos de recessão é a contenção de gastos, principalmente quanto ao investimento em novas máquinas. Porém, nem sempre gastar menos é a solução para os problemas do negócio.

Para muitas indústrias, a solução para os problemas em momentos de recessão é a contenção de gastos, principalmente quanto ao investimento em novas máquinas.

Porém, nem sempre gastar menos é a solução para os problemas do negócio. A saída para estas fases pode estar em investimentos estratégicos, como por exemplo, em máquinas mais modernas.

Pois, com maquinário moderno torna-se possível aumentar a produção, diminuir os custos operacionais e atender as demandas de mercado com maior facilidade.

Qual a hora certa para o investimento em novas máquinas?

Primeiramente, é importante fazer um diagnóstico de todos os fatores envolvidos no processo produtivo. Desta forma, é possível identificar se o problema advém de uma determinada máquina que a empresa possui, pela falta de um maquinário mais moderno ou a fatores relacionados as atividades operacionais.

Além disso, para realizar uma análise completa é muito importante considerar a opinião dos colaboradores. Principalmente aqueles que trabalham operando as máquinas, pois eles conhecem as operações ligadas ao fluxo produtivo e podem ajudar na identificação de possíveis problemas quanto a produção.

Após esse diagnóstico, será possível avaliar se a sua empresa realmente precisa investir em máquinas ou não.

E como encontrar a máquina certa?

Ao identificar que sua indústria precisará realizar o investimento em novas máquinas, inicia-se a fase de pesquisa. Nesta fase, é muito importante considerar os principais fornecedores do mercado e de que forma eles poderão atender as necessidades de sua empresa.

Para encontrar o fornecedor certo, é preciso considerar algumas práticas, tais como:

  • Realizar pesquisas virtuais para investigar a reputação e procedência do fornecedor;
  • Solicitar cotações para identificar os preços praticados no mercado;
  • Agendar visitas aos principais fabricantes;
  • Pesquisar para quais marcas os possíveis fornecedores já forneceram suas máquinas;
  • Fazer visitas em feiras e eventos do segmento;
  • Entre outras práticas.

Além disso, também é preciso avaliar se a máquina escolhida é capaz de suprir sua necessidade produtiva e também se ela é compatível com as demais em seu parque fabril.

O que deve ser analisado na aquisição de uma nova máquina?

Ao avaliar a aquisição de um maquinário junto ao fornecedor, deve-se levar em consideração alguns critérios, como:

  • Custo (incluindo impostos, entrega, instalação, etc);
  • Prazos e formas de entrega;
  • Formas de pagamento;
  • Gastos que aumentaram com sua utilização (por exemplo aumento da energia elétrica).

Também é muito importante analisar fatores ligados a sua produtividade, como por exemplo:

  • Capacidade de produção;
  • Tempo de fabricação do produto;
  • Precisão e qualidade nas peças produzidas;
  • Integração com demais máquinas;
  • Segurança aos trabalhadores.

Qual a melhor forma de pagamento?

Ao escolher a melhor opção no mercado é chegada a hora de angariar fundos para aquisição junto ao setor financeiro.

Para tanto, cada organização tem suas próprias políticas para investimentos, que podem incluir desde aporte próprio até empréstimos. Tudo irá depender da forma como a indústria lida com as transações financeiras.

Esperamos que essas dicas ajude você a identificar se sua indústria realmente precisa investir em uma nova máquina. E se este for seu caso, que as informações possam ajudá-lo a escolher a melhor opção para sua empresa.

As informações e opiniões veiculadas nesse artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não representam a opinião do Grupo CIMM.

Tecnomaq Curvadoras

Perfil do autor

A Tecnomaq Curvadoras, é uma empresa consolidada e experiente em gerar soluções em máquinas curvadoras de tubos e arames.


Comentários