Medium_3e2436b
Guilherme Alfredo Kastner    |   20/07/2016   |   Projeto Descomplicado   |  

Colaboração entre equipes – Parte 3

Essa etapa da série visa demonstrar como uma ferramenta adequada de gerenciamento tem por objetivo solucionar os principais problemas na colaboração, que são:

•    Desempenho na comunicação e manipulação de arquivos
•    Disponibilidade facilitada

Desempenho – Cache local

Como demonstrado nos posts anteriores da série, uma das principais dificuldades é manter a comunicação entre os múltiplos times de trabalho da empresa. Muitas vezes até dentro do prédio físico da empresa é trabalhoso manter um desempenho aceitável.

Baseado nisso, inúmeras empresas desenvolveram softwares com o conceito de trabalho com vistas locais de arquivos.

Na imagem acima, contamos com um exemplo de vista local do SolidWorks PDM instalada no disco C de uma estação de trabalho. Com isso, na medida em que o usuário for necessitando dos arquivos, eles são copiados para as suas máquinas.

Se o cliente estiver fora da empresa, a maioria dos servidores de PDM permitem um acesso via VPN. Com isso, pode-se acessar os arquivos e realizar o download dos mesmos para consulta. O vínculo de estação de trabalho com o servidor da corporação será apenas para consulta de estado de documento, com isso o tráfego de informações fica simplificado.

Desempenho – Servidores replicados

A replicação de dados por servidores se torna um dos itens mais importantes quando não se trata de apenas um profissional em um local distante de referência dos arquivos, mas sim uma equipe. Normalmente os softwares de gerenciamento de documentos possuem a possibilidade desse tipo de distribuição de arquivos. Vejam os principais problemas sem a replicação de arquivos de forma adequada:

•    Não se sabe quando um arquivo ou versão é criada
•    Problema de desempenho no compartilhamento de arquivos
•    Dificuldades em localizar o servidor onde os arquivos estão armazenados
•    Arquivos duplicados em múltiplos locais
•    Cada unidade da empresa conta com uma biblioteca de trabalho
•    A segurança e controle de acessos aos arquivos não apresenta um controle correto

Sem o servidor replicado corretamente, o maior problema possível nas empresas se trata do armazenamento de cada unidade da corporação de forma local. Temos sempre de considerar algo que nos permita solucionar esse problema. Abaixo segue uma imagem demonstrando de forma esquemática uma ferramenta PDM distribuída ao redor do mundo.
 


Continua depois da publicidade


Com isso, os funcionários da empresa com múltiplas unidades, se torna capaz de trabalhar com um desempenho local de forma muito prática.

Disponibilidade – Interface Web

Passou o tempo em que apenas uma interface baseada em Windows se tornava importante para a colaboração entre empresas. Um dos pontos que todos precisamos é o acesso da informação em múltiplos meios como celular ou tablet.
Muitas ferramentas passaram a ter uma interface que proporcionou as corporações a disponibilizarem os seus arquivos a funcionários ou fornecedores, o vídeo abaixo demonstra isso.

Se analisarmos friamente, a interface Web mais outros recursos se tornaram mandatórias no real processo de horizontalização da produção e distribuição na cadeia de fornecedores. Com isso, não precisamos ter que agir de forma manual com ferramentas para que seja um funcionário ou fornecedor tenha acesso ao arquivo e contamos com recursos de compartilhamento de informações semelhante ao mostrado no primeiro post desta série.


Sds,
Kastner

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
Tópicos:
3e2436b

Guilherme Alfredo Kastner

Técnico de aplicações da SKA Automação de Engenharias desde setembro de 2004. Trabalhou com diversas Soluções Autodesk, SolidWorks. Nos últimos anos o trabalho tem sido focado na melhoria da comunicação das engenharias com os seus clientes dentro das corporações como a fábrica, administrativo e outros setores.


Mais artigos de Guilherme Alfredo Kastner