Impacto dos custos em projetos – Parte 2
Senhores,
O post anterior da coluna nos ilustrou exemplos clássicos de como a análise de custos é importante para um produto. O que leva muitas empresas a perderem valor de mercado é a desatualização do valor de seu produto, lembro que isso não é realmente monetário mas pode ser enquadrado como valor funcional.
Gráficos conceituais
Quantas empresas já vimos nascer de forma inovadora, crescer, se manter no topo e cair?
Existem muitos livros que falam exatamente disso, com gráficos semelhantes aos abaixo:
A imagem acima foi retirada do livro Introdução a Engenharia de Produção da editora Campus mas existem diversos outros gráficos semelhantes de outros autores.
Onde mostra a evolução de um produto de aceitação no mercado, conforme um resumo nas minhas palavras graficamente abaixo:
O controle de custos em projeto
Existe uma coisa que nem todos se lembram, que torna a vida dos engenheiros triste: a engenharia e o desenvolvimento de produtos é um gasto, melhor falando, um investimento. Como demonstrado no gráfico anterior, ele necessita ser equilibrado com vendas suficientes para que os custos de pesquisa e desenvolvimento sejam equilibrados.
É função da empresa saber que funções básicas de gestão necessitam ser atendidas pela engenharia, como a gestão de custos. Sempre deveremos ter na ponta do lápis a análise de quantas unidades de determinado produto serão vendidas para que exista lucro.
Parece utópico, né? Mas o problema principal é que não há um controle das horas de projeto ou engenharias relacionados a determinado projeto e, às vezes, nem o impacto na execução de determinada operação de manufatura não obrigatória.
Para a engenharia, funções de ferramentas de gerenciamento de produtos tem de ser exploradas. O próprio PDM da SolidWorks pode nos retornar algumas informações como:
Continua depois da publicidade |
• Quais pessoas trabalharam em determinadas peças do projeto – Sempre necessário para avaliar realmente o tamanho da equipe do projeto;
• Quanto tempo de alteração de projeto foi necessário para criação de versões de peças das montagens – Importante para que seja avaliada a carga horária e o impacto dos gargalos de projeto;
• Estado de avaliação das peças do projeto – Análise crítica de etapas aprovadas ou não.
Lembre-se que, com isso teremos análises reais e atualizáveis em tempo real e, assim, poderemos avaliar quando teremos o lucro do projeto, algo semelhante a ser obtido com uma fórmula abaixo:
L=U . LU – CP
L= Lucro
U=Unidades produzidas
LU=Lucro Unitário de produção
CP=Custo de projeto
O grande erro das empresas é esquecer a análise do custo de projeto que envolve todos os recursos já citados aqui. Baseada na importância desse tipo de análise é que surgem campanhas como a abaixo:
Todos os itens focam em projeto melhor com um determinado produto, como analisamos matematicamente e graficamente, tudo é relevante segundo os argumentos apresentados. É importante chegar mais rápido ao mercado. Mas em projeto existem gargalos de estimativas como:
• Cadastro de matéria prima
• Exportação de estrutura para o ERP
• Definição de métodos e processos
• Definição de custos para o Mercado
Lembro que essas tarefas fazem parte do projeto, mas não tem necessariamente a ver com o desenvolvimento de arquivos, se tratam de atividades complementares. E custosas ao projeto se elas forem demoradas.
Definição de custos
Uma das etapas mais complexas do projeto é estimar quanto a escolha de um determinado material ou matéria-prima pode impactar no preço final do projeto. Como estimar isso de forma correta?
Esse será o tema do próximo post da coluna, para demonstrar ferramentas integradas ao projeto que estimem custos de peças desenvolvidas no desenho tridimensional.
Sds,
Kastner
Técnico de aplicações da SKA Automação de Engenharias desde setembro de 2004. Trabalhou com diversas Soluções Autodesk, SolidWorks. Nos últimos anos o trabalho tem sido focado na melhoria da comunicação das engenharias com os seus clientes dentro das corporações como a fábrica, administrativo e outros setores.
Mais artigos de Guilherme Alfredo Kastner
- 11/12 O que as fazendas verticais nos mostram em relação a manufatura aditiva?
- 05/10 8 justificativas técnicas para o processo de gestão de mudanças
- 07/09 Ensino de engenharias e novas demandas de 2020
- 03/08 Os 3 sistemas essenciais para manter uma fábrica em operação
- 01/07 Suporte a projetos de instalações
-
CATIA e/ou Solid Works
09/04/2021 por CIMM - Centro de Informação Metal Mecânica
-
Cycle93 no Sinumerik840d para torno
por Dimas Fernandes Silva
-
Software CAM
21/07/2020 por Pierre
-
Migração para CAD
26/02/2020 por CIMM - Centro de Informação Metal Mecânica
-
Tutorial de modelação: Bomba de Lóbulos - Lóbulo e Tampa
por Mário Luiz Secco