Pesquisadores desenvolvem motor movido a energia solar

Novo método representa uma redução de 75% no custo da energia solar.

Os engenheiros Matt Bellue e Ben Cooper sempre sonharam em transformar energia solar em algo mais viável e barato e, agora, eles garantem que estão muito próximos disso. Eles fundaram a empresa Missouri Sustainable Energy e começaram a pesquisar tudo o que já tinha sido feito nessa área. 

Optaram então por utilizar um motor padrão movido a gasolina e transformá-lo em um motor de "energia limpa". "No lugar de injetar gasolina ou diesel, nós utilizamos óleo, que é aquecido a 800°F (ou 426°C) usando espelhos parabólicos de coletores solares e será enviado para dentro do cilindro", comentam Bellue e Cooper. 
 
Depois, são adicionadas microgotas de água, que assim que entram em contato com o óleo passam ao estado gasoso. "Quando a água passa de líquido a vapor, ela tem o potencial para aumentar seu volume original em 3 mil vezes e é essa poderosa expansão que impulsiona o motor", acrescentam os pesquisadores. 
 
 
Segundo eles, o projeto, chamado de HydroICE, é totalmente seguro, já que o vapor necessário é gerado dentro do motor onde o trabalho está sendo feito. Eles afirmam ainda que o custo da energia solar sofreria uma redução de até 75% com o novo método e que alcançaria uma eficiência de 15%, o mesmo apresentado pelos painéis fotovoltaicos. 
 
O sistema irá incluir um separador de óleo e água para que os mesmos possam ser reutilizados.  
 
Próximos passos
Eles já realizaram alguns experimentos em um motor 2 tempos de 31cc e agora contam com a Missouri State University e Missouri S&T - University of Science & Technology para realizar mais alguns testes e superar dois desafios: encontrar o óleo mais adequado e a melhor forma de isolar o motor para que não haja perda. 
 
Eles apostam em doações para levar o projeto adiante. Assista ao vídeo abaixo [em inglês]: