Impressão 3D inédita abre caminho para arquitetura mais sustentável

Impressão 3D de nanocelulose já foi usada em escala menor, mas nunca para material arquitetônico

Com o objetivo de desenvolver um biomaterial à base de nanocelulose para uma arquitetura mais sustentável, pesquisadores da Chalmers University of Technology e do Wallenberg Wood Science Center, na Suécia, imprimiram em 3D um material hidrogel feito de fibras de celulose encontradas em plantas, segundo publicação da Euronews Next.

Embora a tecnologia de impressão 3D de nanocelulose tenha sido usada em uma escala muito menor, principalmente na biomedicina, devido à biocompatibilidade e umidade do material, ele ainda não foi utilizado como material arquitetônico.

“É a primeira tentativa de impressão 3D em maior escala e para aplicações arquitetônicas. O material já foi impresso em 3D como objetos muito pequenos, dentro da pesquisa da indústria biomédica. Mas esta é a primeira vez que o aplicamos à arquitetura”, disse Malgorzata A. Zboinska, professora associada da Chalmers University of Technology, à Euronews Next.

Segundo a pesquisadora, a nanocelulose forma um material muito leve quando impressa em 3D e depois seca. Isto significa que todos os tipos de materiais de enchimento leves que vemos hoje em edifícios, tais como telas de janelas, persianas solares, sistemas de painéis acústicos e partes de divisórias de ambientes, poderiam ser substituídos.“Há uma grande variedade de aplicações potenciais”, disse Zboinska.

Material à base de algas

Para produzir um material imprimível em 3D, a equipe de pesquisa adicionou um material à base de algas chamado alginato, que torna o material de nanocelulose mais flexível quando seco. No entanto,trabalhar com hidrogel requer calibração meticulosa, pois tem prós e contras. “O hidrogel tem uma propriedade que o impede de fluir quando está sendo impresso em 3D, por isso não se liquefaz, permanece no formato exatamente como queremos”, disse Zboinska.


Continua depois da publicidade


“Por outro lado, por ser um hidrogel, contém muita água. Portanto, existem desafios relacionados à secagem do material onde estamos lidando com encolhimento e algumas deformações no material. Mas isto também pode ser mitigado se projetarmos os caminhos da impressão 3D de uma boa maneira”.

Transição sustentável

A equipe de pesquisa afirma que a nanocelulose usada neste estudo pode ser facilmente encontrada na silvicultura, nas fábricas de papel e na agricultura, como resíduos de palha.

“Em vez de transformar estes produtos em resíduos, tentamos utilizar o material para criar novos materiais. E contém apenas essas minúsculas fibras de celulose, misturadas com água”, disse Zboinska.

A tecnologia também é altamente eficiente em termos energéticos graças às propriedades de redução de cisalhamento do hidrogel de nanocelulose. Ainda segundo a publicação, a ideia é trabalhar com a escalabilidade do material e possivelmente também preparar um protótipo em larga escala para ter o maior número possível de aplicações.