Logomarca Indústria 4.0

Edifício impresso em 3D reduz a pegada de CO2

Obra foi feita à base de concreto de baixo teor de C02 imprimível em 3D e levou apenas cinco dias para ficar pronta

Por: Redação CIMM      01/04/2024 

Um edifício comunitário foi erguido em Copenhague, capital da Dinamarca, com um grande diferencial: a obra foi feita à base de concreto de baixo teor de C02 imprimível em 3D e levou apenas cinco dias para ficar pronta.

Segundo publicação do site especializado Voxel Matters, todo o projeto foi impresso usando cimento de baixo teor de CO2, que tem uma pegada de carbono 30% menor do que o cimento normal. O cimento com baixo teor de CO2 foi misturado com areia e brita locais e transformado em concreto imprimível em 3D usando o método de aditivos D.fab, desenvolvido pela Cemex, referência na produção de cimentos mais sustentáveis, e COBOD, empresa focada em desenvolver soluções de construção em 3D.

Concreto imprimível em 3D de cimento de baixo teor de CO2 reduz a pegada em 50%. COBOD/ Reprodução

Possibilidades

Quando comparada a impressão 3D de argamassas, o concreto imprimível em 3D de cimento de baixo teor de CO2 reduz a pegada em 50%. A AKF, autora do projeto, vê um potencial significativo na tecnologia de impressão 3D e vislumbra um futuro onde recursos naturais como solo rico em argila possam ser usados.

"A impressão 3D abre as portas para um mundo de possibilidades e, esperançosamente, podemos contribuir para impulsionar os métodos de construção tradicionais da indústria", disse Vibeke Lorenzen, diretor técnico da AKF.

Gostou? Então compartilhe: