Brasileira de defesa aeroespacial recebe R$ 3 bi dos Emirados Árabes para expansão

SIATT anuncia plano de expansão e reestruturação estratégica com previsão de nova fábrica de armamentos em São José dos Campos.

Uma significativa injeção de capital está prestes a impulsionar o setor aeroespacial em São José dos Campos (SP). A empresa brasileira Siatt, especializada na integração de sistemas de alto teor tecnológico para o setor de defesa e aeroespacial, fundada em 2015, recebeu um investimento de R$ 3 bilhões dos Emirados Árabes Unidos, anunciado em Abu Dhabi na segunda-feira, dia 15. A expansão da empresa contará com a construção de uma fábrica de armamentos de alta tecnologia, que deve ser concluída em dois anos. O projeto é resultado da parceria estratégica com o Grupo EDGE, um conglomerado estatal dos Emirados Árabes Unidos, que desde setembro integra o quadro acionário da SIATT.

Com o aporte financeiro, a empresa planeja transferir suas operações para um novo local no bairro Limoeiro, na Zona Oeste da cidade. O novo espaço, com uma área ocupada de 7 mil metros quadrados, abrigará áreas administrativas, de engenharia e de produção, refletindo uma expansão física e operacional da empresa. 

Segundo comunicado da empresa, durante esse processo, o número de postos de trabalho na empresa quase dobrará, atingindo mais de 200 funcionários diretos. A maioria destes profissionais será composta por talentos altamente qualificados e com formação universitária. Estima-se ainda que serão gerados mais de 600 empregos indiretos entre prestadores de serviços, empresas parceiras e fornecedores.

O investimento não apenas destaca a confiança de investidores estrangeiros no potencial do setor aeroespacial brasileiro, mas também reconhece a expertise e capacidade técnica dos profissionais e empresas da região. A presença do prefeito de São José dos Campos e do vice-governador de São Paulo na delegação brasileira nos Emirados Árabes ressalta a importância política e econômica desse acordo para a cidade e o estado.


Continua depois da publicidade


Essa parceria internacional promete não só impulsionar a economia local, mas também contribuir para um crescimento sustentável da região, oferecendo oportunidades de emprego de alto nível e fortalecendo a posição de São José dos Campos como um polo de excelência no setor aeroespacial.

Parceria de 2023

Em novembro, a Siatt e o grupo EDGE assinaram um contrato para desenvolver o sistema MANSUP-ER, uma versão de alcance estendido do MANSUP (Míssil Nacional Antinavio Superfície). Com um alcance de 200 quilômetros, velocidade de 950 km/h e capacidade para transportar 150 kg de carga explosiva, o míssil será adaptável para integração em sistemas aéreos e terrestres. A parceria foi formalizada durante o Dubai Airshow e liderada por Hamad Al Marar da EDGE e pelos diretores da SIATT, Antonio Rogério Prattes Salvador e Carlos Alberto de Paiva Carvalho.

*Imagem de capa: Depositphotos