GM anuncia R$ 7 bi para mobilidade sustentável no Brasil

Aporte representa novo ciclo de investimentos para renovar frota, desenvolver tecnologias inovadoras e criar novos negócios, marcando o início de sua maior transformação no país.

Em um encontro realizado nesta quarta-feira (24), no Palácio do Planalto, em Brasília, a General Motors (GM) anunciou um investimento expressivo de R$ 7 bilhões em suas operações no Brasil, entre 2024 e 2028. Esse aporte, parte da primeira fase de um novo ciclo de investimentos, tem como foco impulsionar a mobilidade sustentável no país, através da renovação do portfólio de veículos, do desenvolvimento de tecnologias inovadoras e da criação de novos negócios. 

"O Brasil é estratégico para o plano global de expansão de negócios da GM. Além de ser um polo exportador de veículos para a América do Sul, conta com um amplo centro de desenvolvimento de engenharia e é um mercado com alto potencial de crescimento com vocação também para veículos de novas tecnologias", disse o presidente da General Motors International, Shilpan Amin.

O investimento abrange diversas áreas, desde a renovação completa do portfólio de veículos até o desenvolvimento de tecnologias inovadoras adaptadas ao mercado brasileiro. As fábricas também passarão por evoluções para se tornarem mais modernas, ágeis e sustentáveis. Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, enfatizou que esse será o "período de maior transformação da GM no Brasil, em virtude das atuais demandas da sociedade e dos consumidores".

A visão de futuro da GM para um "mundo com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento" permanece central, com o compromisso de avanços em segurança veicular e na produção de produtos cada vez mais eficientes do ponto de vista energético e ambiental.

Este anúncio marca o início das comemorações do centenário da GM no Brasil, que ocorrerá em 2025. Shilpan Amin ressaltou a importância desse investimento como um marco na história da empresa no país: "Este investimento da GM no Brasil chancela o início do período de maior transformação da marca em sua história no país".


Continua depois da publicidade


No contexto da mobilidade sustentável, Santiago Chamorro também apontou que o Brasil possui uma "vocação natural para a mobilidade sustentável" e ressaltou a necessidade de um ambiente de negócios interno mais competitivo e isonômico, alinhado à transição para as novas tecnologias.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu boas-vindas ao anúncio dos novos investimentos da empresa e observou que eles vêm ao encontro das iniciativas de reindustrialização que têm norteado seu governo, a exemplo dos programas Nova Indústria Brasil e do Novo PAC. Observou também que o Brasil é o país em melhores condições para liderar a transição energética em nível global e ressaltou que investimentos em produção e tecnologia geram significativo impacto sobre o desenvolvimento e a inclusão social. Citou, ainda, a resiliência da democracia no país como fator de estabilidade.

Leia também: Aprovação da reforma tributária é uma grande conquista para a indústria

Em seguida, o vice-presidente Alckmin ressaltou a melhoria do cenário econômico no Brasil no primeiro ano de governo, além da aprovação da reforma tributária, que torna o país mais atrativo para investidores. Citou também políticas de melhoria da competitividade da indústria e programas como o Mover, que favorece a sustentabilidade e a descarbonização do setor de transportes.

A General Motors (GM) tem uma presença robusta no Brasil, contando com cinco fábricas estrategicamente distribuídas pelo país. Três dessas instalações estão localizadas no Estado de São Paulo, nas cidades de São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes. Além disso, a GM possui uma fábrica no Rio Grande do Sul, situada em Gravataí, e outra em Santa Catarina, na cidade de Joinville.