P&G inicia expansão de fábrica em São Paulo

Unidade concentra planta industrial e centros de distribuição e inovação

A multinacional norte-americana Procter & Gamble (P&G), detentora de marcas como Pantene, Downy, Always, Ariel, Gillette e Pampers, vai ampliar sua fábrica em Louveira, cidade da região de Campinas a 70 quilômetros de São Paulo. Ela ganhará 24 mil m² de área construída.

Maior planta da P&G na América Latina, a unidade também conta com estruturas para atender a cadeia completa de desenvolvimento, fabricação e logística, com centro de inovação, planta industrial e centro de distribuição. O projeto conta com apoio do Governo de São Paulo, por meio da InvestSP - agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) -, que auxiliou a P&G em questões ambientais e de infraestrutura.

Será uma de várias iniciativas da P&G em Louveira, onde a empresa está presente desde 1996. Outros marcos importantes, ambos com apoio da InvestSP, foram a expansão da fábrica, em 2014, e a instalação do Centro de Inovação da P&G na América Latina, em 2019.

A região de Campinas é uma das que mais atraem investimentos privados no Estado de São Paulo, graças a fatores como a logística privilegiada – conta com o aeroporto de Viracopos e está próxima do sistema Anhanguera-Bandeirantes e do Rodoanel, o que garante fácil acesso aos aeroportos de Cumbica e Congonhas e ao porto de Santos – e a presença de universidades como USP e Unicamp, o que aumenta a oferta de mão de obra qualificada e facilita projetos de inovação.

Só as empresas apoiadas pela InvestSP, de vários setores, já anunciaram 127 projetos na região, como fábricas, centros de distribuição e polos de inovação e geração de energia, com investimentos de R$ 50 bilhões e a geração de 36 mil empregos.