Acelen investirá R$ 125 milhões em projeto de biocombustíveis em MG

Empresa pretende desenvolver tecnologias sustentáveis a partir da macaúba, gerando empregos e impulsionando a economia local

Minas Gerais se prepara para receber um significativo investimento no setor de biocombustíveis. A Acelen, renomada empresa de energia, planeja instalar em Montes Claros um Centro de Inovação e Tecnologia voltado para o desenvolvimento agroindustrial da produção de óleo vegetal e outros produtos derivados da macaúba.

Com um investimento de R$ 125 milhões, o projeto é uma aposta no potencial sustentável da região. Além disso, prevê-se a geração de cerca de 260 empregos diretos, contribuindo para o crescimento econômico e social local.

A unidade da Acelen terá um programa focado no melhoramento genético, produção de mudas e manejo agronômico da macaúba. O objetivo é otimizar a qualidade do produto final, reduzir custos de produção e expandir o cultivo dessa matéria-prima.

Os subprodutos da macaúba, como o biodiesel e combustíveis para aviação, são apontados como alternativas promissoras para a redução das emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se aos esforços globais de mitigação ambiental.

*Imagem de capa: Depositphotos