Minas terá fábrica de alta tecnologia para cápsulas de café

Nova unidade em Varginha terá investimento de R$ 20 milhões, com expectativa de criação de 80 postos de trabalho

A suíça Mocoffee confirmou a construção de uma moderna fábrica de monodoses de café na cidade de Varginha, no Sul de Minas Gerais. O investimento será de R$ 20 milhões, com expectativa de criação de 80 postos de trabalho, 30 deles permanentes, já nos primeiros três anos de operação. O objetivo da empresa de origem Suíça, mas com sede em Portugal, é atender à demanda de marcas mineiras e brasileiras e também às exportações para todo o continente americano.

A unidade da Mocoffee será instalada no Porto Seco de Varginha e as instalações terão capacidade inicial para produção de 100 milhões de monodoses por ano, além de contar também com um Centro de Inovação e Desenvolvimento de packaging para o café do grupo.

“O projeto estava programado para outro estado, mas decidimos instalá-lo em Varginha devido, em grande parte, ao suporte dado pelo Governo de Minas, por meio da Invest Minas”, diz o CEO e controlador da empresa, o português Ricardo Flores.

Inovação

A Mocoffee chega a Minas com uma tecnologia inédita no Brasil na fabricação das cápsulas de café e que já é utilizada por marcas de vários países onde a empresa atua. Até agora, para ter acesso a essa inovação, as marcas brasileiras tinham que importar os produtos. Com a vinda da empresa europeia, a produção poderá ser feita em Varginha e distribuída para todo o Brasil e exterior.

“A fábrica da Mocoffee agrega valor ao setor cafeeiro de Minas Gerais, pois com ela os produtores poderão fabricar as cápsulas dentro do estado, com altíssimo padrão de qualidade, e exportá-las para os mercados consumidores mais exigentes do mundo. A fábrica também abre oportunidades para pequenos produtores entrarem neste mercado de monodoses, já que a empresa atenderá demanda a partir de 120 quilos, ou seja, duas sacas. É um ganho muito importante para o setor”, diz o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas, Fernando Passalio.


Continua depois da publicidade


“Visitamos recentemente o Porto Seco Sul, e é perceptível a evolução da infraestrutura local, cada vez mais preparada para receber empresas renomadas como a Mocoffee”, completa.

Uma comitiva mineira, com participação da Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais (Invest Minas), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e o Sebrae Minas, visitou recentemente a fábrica da Mocoffee em Azambuja, Portugal, e conferiu como acontece a produção e distribuição das cápsulas pela Europa, o que passará a ser feito aqui também a partir de Minas Gerais.

“Conferimos toda a tecnologia usada para a produção de mais de 150 milhões de doses ao ano e atender praticamente toda a Europa, e que agora estará em Varginha. Será uma satisfação para nós termos um empreendimento desse nível no Estado, alavancando as oportunidades para o setor e, consequentemente, para a economia mineira”, considera Gustavo Garcia Vieira de Almeida, diretor de Gestão e Novos Negócios da Invest Minas.

*Imagem de capa: Depositphotos