Vendas globais da Trumpf crescem e lucros sobem 31% no ano do seu centenário

No encerramento do ano fiscal 2022/23, o Grupo Trumpf registrou um aumento significativo de 27% nas vendas, com 5,4 bilhões de euros

No encerramento do ano fiscal 2022/23, em 30 de junho de 2023, o Grupo Trumpf registrou um aumento significativo de 27% nas vendas, com 5,4 bilhões de euros (4,2 bilhões de euros no exercício anterior), o maior resultado nos 100 anos da empresa, comemorados em 2023. A entrada de pedidos ultrapassou novamente a marca dos 5 bilhões de euros, com 5,1 bilhões de euros, mas ficou 8,8% abaixo do recorde do exercício anterior (5,6 mil milhões de euros).

O resultado operacional do grupo antes de juros e impostos (EBIT) cresceu 31,4% em comparação com ano anterior, atingindo a marca de 615,4 milhões de euros (468,4 milhões de euros no último exercício). Como resultado, a Trumpf alcançou uma margem EBIT de 11,5% (ano anterior: 11,1%), apesar do aumento dos custos com matérias-primas, logística e pessoal.

Maiores mercados

O maior mercado da Trumpf em termos de vendas foram os EUA com 899 milhões de euros (ano anterior: 656 milhões de euros). No mercado interno da Alemanha, as vendas aumentaram para 779 milhões de euros (ano anterior: 589 milhões de euros). O terceiro maior mercado único, e também o mais forte da Ásia, foi a China. A Trumpf conseguiu aumentar as vendas para 602 milhões de euros (ano anterior: 575 milhões de euros)

Áreas de negócios

Olhando para as áreas de negócio, a maior fatia foi contabilizada pela divisão de máquinas-ferramenta com 3 bilhões de euros, um aumento de 32,8% em relação ao ano anterior (2,3 mil milhões de euros), seguida pela divisão de tecnologia laser com 2,1 bilhões de euros, aumento de 28% (ano anterior: 1,6 mil milhões de euros).

O negócio de EUV (Extreme Ultraviolet Lithography, tecnologia usada para gerar laser com comprimento de onda muito curto) registrou novamente um forte crescimento nas vendas: 22,2%, com 971 milhões de euros (ano anterior: 795 milhões de euros). A divisão TRUMPF Electronics, com sede em Freiburg e Varsóvia, que é contabilizada através da divisão de Tecnologia Laser, alcançou recorde de vendas de 546 milhões de euros (ano anterior: 344 milhões de euros). Isto representa um aumento de 58%.

Aumento no número de funcionários

Até 30 de junho de 2023, o número de colaboradores da Trumpf aumentou em quase 2 mil pessoas. Foram criados empregos nas áreas de EUV e eletrônica, em particular. Ao encerramento do ano fiscal, a empresa empregava 18.352 pessoas globalmente (ano anterior: 16.554).


Continua depois da publicidade


Na Alemanha, o número de funcionários cresceu 8,4%, para 9.124 (ano anterior: 8.417). Destes, 5.767 trabalham nas sedes em Ditzingen, Gerlingen e Hettingen. No ano em análise, 550 jovens concluíram um curso de formação ou um programa de trabalho-estudo cooperativo, resultando numa taxa de formação de 3,5%, ligeiramente superior ao do ano anterior (3,3%).

A Trumpf é uma empresa intensiva em pesquisa, muito acima da média do setor. O número de funcionários em pesquisa e desenvolvimento aumentou 8,8%, para 2.853 (ano anterior: 2.623). Com 476 milhões de euros, as despesas em oesquisa e desenvolvimento foram significativamente superiores às do ano anterior (448 milhões de euros). Em relação ao aumento das receitas de vendas, o percentual para financiar pesquisas de desenvolvimento caiu ligeiramente para 8,9% (ano anterior: 10,6%), mas ainda permaneceu num nível elevado, acima da média da indústria.

Investimentos e aquisições

No último ano fiscal, a Trumpf investiu mais do que nunca. Os investimentos em terrenos e edifícios e instalações técnicas, bem como em equipamento operacional e de escritório, aumentaram 44,7% em relação ao ano anterior (218 milhões de euros), para uma máxima histórica de 316 milhões de euros. A Trumpf realizou 59,1% dos seus investimentos na Alemanha. Cerca de 44,6% deste valor foi representado por investimentos em construção, a maior parte feita na sede em Ditzingen. Esta é uma continuação de projetos de construção já iniciados em anos anteriores. 28,2% dos investimentos foram feitos no resto da Europa, 6,1% nas Américas e 6,7% na Ásia.

Em fevereiro de 2023, a Trumpf concordou com uma parceria estratégica para soluções de smart factory com a STOPA., um dos principais fabricantes de sistemas de armazenamento automatizados. Nesse contexto, a TRUMPF adquiriu uma participação de 25,1% na STOPA ANLAGENBAU GmbH. Entre outras funções, a STOPA fornece sistemas automatizados de armazenamento para as soluções de smart factory da Trumpf. Os clientes podem usá-los para automatizar o processo de carga e descarga de suas máquinas e conectá-los logisticamente.

Em março de 2023, Trumpf aumentou a participação na Auroma Technologies Co. Dba Access Laser Company (EUA) de 85% para 100%.

Nicola Leibinger-Kammüller, CEO da Trumpf, afirmou na coletiva de imprensa em Ditzingen: "O ano em que comemoramos nosso 100º aniversário foi extraordinariamente bem-sucedido para a Trumpf. O crescimento nas vendas foi devido ao aumento geral na demanda por todos os produtos Trumpf e, em particular, à resolução de problemas em supply chain que levaram a atrasos nas entregas no ano anterior. Como resultado, conseguimos processar uma grande carteira de pedidos. Desde a primavera europeia, no entanto, temos sentido um declínio na procura em muitos mercados. Tendo em conta o difícil desenvolvimento econômico global, estou, portanto, muito cautelosa em relação aos próximos meses."